Jornal dia
Seu jornal de notícias

INSS garante não suspender benefícios por ausência na prova de vida presencial!

0

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), assegurou na última sexta-feira (2), que não haverá suspensão de benefícios para aposentados, pensionistas e beneficiários de auxílios de longa duração que não conseguiram realizar a prova de vida presencial.

Realização da prova de vida


De acordo com informações do INSS, aqueles beneficiários que não foram encontrados no cruzamento de dados receberão a visita de um representante do instituto para a realização da comprovação de vida. O órgão ressaltou a importância de manter os dados atualizados para evitar o bloqueio de benefícios.

INSS garante não suspender benefícios por ausência na prova de vida presencial!
INSS garante não suspender benefícios por ausência na prova de vida presencial!

Leia mais: Guia Completo para Evitar Problemas na Declaração do Imposto de Renda 2024!

Como realizar a prova de vida?

A prova de vida do INSS pode ser realizada de várias maneiras, incluindo:

  1. Aplicativo ou site Meu INSS: O segurado pode acessar o aplicativo Meu INSS ou o site do INSS para realizar a prova de vida de forma remota, seguindo as instruções fornecidas.
  2. Rede bancária: Alguns bancos permitem que os segurados realizem a prova de vida diretamente em suas agências bancárias, mediante apresentação de documento de identificação.
  3. Agência do INSS: O segurado pode comparecer pessoalmente a uma agência do INSS para realizar a prova de vida, apresentando documento de identificação.

Além disso, em algumas situações, a prova de vida pode ser automaticamente validada através do recebimento do pagamento de benefício com biometria, realização de empréstimo consignado com biometria ou atualizações no Cadastro Único (CadÚnico).

Alta demanda nas agências INSS?


Um recente comunicado enviado pelo INSS através do aplicativo “Meu INSS” e pela rede bancária para cerca de 2,9 milhões de segurados, nascidos em janeiro e fevereiro, gerou uma grande procura por atendimento nas agências. O comunicado visava àqueles que não tiveram suas informações validadas durante o processo de cruzamento de dados do INSS.

Convocação para realização da prova de vida


No total, mais de 4,3 milhões de beneficiários são convocados anualmente pelo INSS para realizar a prova de vida. O procedimento pode ser realizado presencialmente ou online, através do aplicativo “Meu INSS”, nos terminais de autoatendimento dos bancos, através da biometria ou via Central 135.

Leia mais: Antecipe seu 13º salário: passo a passo com a Caixa Econômica Federal!

Veja datas do pagamento do benefício do INSS:

Até 1 salário mínimo:

  • Final 1: 23 de fevereiro;
  • Final 2: 26 de fevereiro;
  • Final 3: 27 de fevereiro;
  • Final 4: 28 de fevereiro;
  • Final 5: 29 de fevereiro;
  • Final 6: 1 de março;
  • Final 7: 4 de março;
  • Final 8: 5 de março;
  • Final 9: 6 de março;
  • Final 0: 7 de março

Acima de 1 salário mínimo:

  • Finais 1 e 6: 1 de março;
  • Finais 2 e 7: 4 de março;
  • Finais 3 e 8: 5 de março;
  • Finais 4 e 9: 6 de março;
  • Finais 5 e 0: 7 de março

Consequências do não comparecimento para a prova de vida


Vale lembrar que o beneficiário que não realizar a prova de vida dentro do prazo estabelecido arrisca ter seu benefício bloqueado. Em casos assim, é possível realizar a prova de vida através do aplicativo ou site Meu INSS, nos pontos de atendimento bancário ou em uma agência do INSS.

Prova de vida para servidores públicos


A prova de vida também se aplica para servidores públicos federais, inativos e pensionistas da União. O procedimento pode ser realizado exclusivamente pelos aplicativos sougov.br e gov.br, ou na agência bancária onde o benefício é recebido. A comprovação é agendada para ocorrer no mês de aniversário do servidor ou beneficiário.