Jornal dia
Seu jornal de notícias

INSS Garante Pagamento dos Benefícios! E Mudanças na Prova de Vida! VEJA QUAIS!

0

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) anunciou que não suspenderá os pagamentos de benefícios para seus segurados. O anúncio veio como um alívio para os mais de 39 milhões de aposentados em todo o Brasil, que estavam preocupados com a possibilidade de uma suspensão dos benefícios devido à prova de vida.

O que aconteceria com a prova de vida do INSS?

A partir de janeiro de 2023, o INSS adotou um novo procedimento para a prova de vida dos seus segurados. Agora, o Instituto é responsável por realizar a prova de vida através do cruzamento de bancos de dados.

Quando são encontradas divergências, os segurados são notificados. Nesses casos, agentes do INSS realizam uma busca ativa do segurado para comprovar que ele continua vivo. Portanto, não é mais necessário ir até uma agência bancária ou do INSS para realizar a prova de vida.

Segundo o novo modelo, a suspensão do benefício só ocorre após todas as etapas da prova de vida serem finalizadas e caso não seja possível comprovar que o segurado está vivo.

INSS Garante Pagamento dos Benefícios! E Mudanças na Prova de Vida! VEJA QUAIS!
INSS Garante Pagamento dos Benefícios! E Mudanças na Prova de Vida! VEJA QUAIS!

Leia mais: Desenrola Brasil com descontos de 75% na conta de energia! Confira se você tem direito

O que deve fazer quem recebeu o comunicado do INSS?

Quem recebeu o comunicado deve aguardar a visita de um agente do INSS. Até isso acontecer, o pagamento do benefício continuará sendo feito normalmente, sem suspensões.

Para saber mais sobre as datas de pagamento dos benefícios em fevereiro, clique aqui.

Com essa nova regra, o INSS espera trazer mais tranquilidade aos seus segurados e tornar o processo mais eficiente e seguro. Veja mais informações e dicas relacionadas ao INSS na nossa página principal.

Quais foram os comunicados sobre o INSS?

O clima de incerteza surgiu após o INSS emitir comunicados para os segurados sobre a necessidade de realização da prova de vida. No entanto, o Instituto tranquilizou os beneficiários ao confirmar que não haverá suspensão dos pagamentos. Inclusive, aqueles que nasceram em janeiro e fevereiro e receberam notificações podem ficar tranquilos.

O INSS convocará os beneficiários?

A partir de 2022, o próprio INSS ficará responsável por convocar os beneficiários para a prova de vida. Com o intuito de facilitar esse processo, está sendo utilizada uma estratégia baseada em tecnologia: os beneficiários estão sendo contatados via celular, especialmente aqueles que baixaram o aplicativo oficial do INSS, o “Meu INSS”.

Novo valor para aposentados em 2024?

Outra informação relevante para os beneficiários do INSS em 2023 é a alteração do pagamento mínimo. Após a aprovação da Lei Orçamentária de 2024, os beneficiários passarão a ter direito a um novo pagamento mínimo a partir de janeiro, fixado em R$ 1.412. Isso representa um acréscimo de R$ 92 no depósito feito mensalmente pelo INSS, o que irá impactar positivamente a vida de quem recebe até um salário mínimo.

Leia mais: MEI: mais tempo para regularizar seu simples nacional! Confira prolongamento

Quais programas sociais do INSS mudarão?

  • Benefício de Prestação Continuada (BPC);
  • Auxílio Acidente;
  • Aposentadoria;
  • Benefício por Incapacidade Temporária (anteriormente conhecido como Auxílio Doença);
  • Salário Maternidade;
  • Programa de Integração Social (PIS);
  • Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PASEP).

Qual a importância de se manter atualizado sobre o INSS?

É fundamental se manter atualizado com as últimas notícias do INSS para garantir que você está recebendo o benefício completo ao qual tem direito. Portanto, fique atento às informações oficiais e não deixe de seguir todas as orientações.