INSS Libera Novos Benefícios e Reduz Taxa de Juros para Milhares de Brasileiros!
Como costumeiramente acontece, o mês de novembro trouxe algumas surpresas para os beneficiários do INSS. Esse benefício, que é a garantia de muitas famílias brasileiras, passará por mudanças que impactarão diretamente os bolsos daqueles que fazem parte do rol de beneficiários.
Em meio a essas novidades, a principal é o impulso dado aos pagamentos dos benefícios: o INSS fará o depósito dos benefícios para alguns contemplados. Isso ocorrerá já na folha de pagamento de outubro. A medida, bastante aguardada, começa a ser implementada a partir do dia 25 de outubro.
Como ocorrerá a sequência de pagamentos do INSS?

A disposição dos prazos para os pagamentos dos contemplados seguirá uma sequência. Esta será estabelecida de acordo com a ordem do último número de benefício e o salário de cada beneficiário.
Os primeiros a receber são aqueles que têm salário mínimo e o último número de benefício 1. A previsão é que esse ciclo de pagamentos continue até o mês de dezembro. Vale ressaltar que, além desse pagamento adiantado, há também uma redução na taxa de juros, o que resultará em um crédito mais acessível para os beneficiários.
Qual será a influência da redução da taxa de juros nos benefícios?
No dia 11 de outubro de 2023, houve uma reunião do Conselho Nacional de Previdência Social. Nela, foi debatido e decidido que a taxa de juros dos consignados sofrerá uma diminuição. Antigamente, a taxa era de 1,91% ao mês, agora será de 1,84% para o empréstimo consignado e de 2,83% para 2,73% para o cartão consignado.
Essa redução significará um alívio para os beneficiários do INSS, que terão mais facilidade para negociar seus saldos e suas dívidas.
Leia Mais: Saque-Aniversário do FGTS é LIBERADO; Veja Passo a Passo e Novas Propostas!
Quais os ajustes para o empréstimo consignado do INSS para 2023?
Outra mudança bastante aguardada pelos beneficiários do INSS está relacionada ao empréstimo consignado. Em 2023, aqueles cobertos pelo INSS poderão destinar até 35% de suas rendas para o pagamento de parcelas do empréstimo consignado.
Além disso, haverá a possibilidade de contratar cartão de crédito consignado, utilizando 5%, e cartão benefício, usando adicionalmente mais 5%.
Leia Mais: IPVA: isenção para 28,9 mil proprietários de veículos! Confira para ver se você se encaixa!
O pagamento de atrasados para beneficiários do INSS será feito?
Sim, o INSS também planeja liberar o pagamento de atrasados para beneficiários que venceram alguns processos judiciais. Ou seja, aqueles que estavam aguardando há algum tempo para perceber o seu benefício, e aqueles que foram acometidos por algum erro de cálculo, terão a oportunidade de receber o que lhes é devido.
As informações acima trazem um panorama mais completo sobre as novidades que o INSS trará para seus beneficiários. Vale a pena estar atento a todos esses detalhes para se preparar e se planejar para aproveitar ao máximo essas facilidades.