Jornal dia
Seu jornal de notícias

INSS não suspenderá benefício por falta de Prova de Vida!

0

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), em uma declaração na sexta-feira (2), tranquilizou aposentados, pensionistas e beneficiários de auxílios de longa duração que não conseguiram realizar a prova de vida presencial: seus benefícios não serão suspensos.

Por que o INSS não suspenderá o benefício?

INSS não suspenderá benefício por falta de Prova de Vida!
INSS não suspenderá benefício por falta de Prova de Vida!

O instituto garantiu que realizará uma busca ativa nos casos em que os beneficiários não foram encontrados na base de dados durante o processo de cruzamento de informações. Segundo o INSS, um representante do instituto visitará esses indivíduos para realizar a comprovação de vida: “O próprio INSS fará busca ativa, o segurado não precisa se deslocar ao banco onde recebe o pagamento ou a uma agência da Previdência”, salientou o instituto.

Leia mais: NOVOS Critérios do Bolsa Família 2024 com expansões! VEJA!

Qual foi o motivo da alta procura por atendimento do INSS?

Conforme o INSS, a alta demanda por atendimento nas agências nos últimos dias foi resultado de um comunicado enviado pelo aplicativo “Meu INSS” e pela rede bancária para quase 2,9 milhões de segurados, nascidos em janeiro e fevereiro, que não tiveram suas informações validadas durante o processo de cruzamento de dados.

Quantos beneficiários do INSS foram convocados?

No total, mais de 4,3 milhões de beneficiários são convocados pelo INSS para realizar a prova de vida anualmente. Os beneficiários são notificados de maneiras variadas, incluindo o aplicativo “Meu INSS”, a Central 135 e notificações bancárias.

Prova de vida do INSS pode ser feita presencialmente ou online?

Existem várias maneiras de realização da prova de vida. Em alguns casos, o procedimento é realizado presencialmente, em unidades do INSS. Também é possível agendá-lo pelo aplicativo “Meu INSS” ou fazê-lo nos terminais de autoatendimento dos bancos, através da biometria. E desde 2020, os segurados podem completar a prova de vida pela biometria facial, usando a câmera do celular através do aplicativo “Meu INSS”.

Como evitar o bloqueio do benefício do INSS?

Se a prova de vida não for completa, há o risco do benefício ser bloqueado. Porém, durante o período estabelecido, o segurado tem a opção de realizar a prova de vida pelo aplicativo ou site Meu INSS, nos pontos de atendimento bancário ou até numa agência do INSS.

Leia mais: Saque-aniversário do FGTS está Disponível! SAIBA SACAR!

Servidores Públicos podem participar do Prova de Vida do INSS?

Servidores públicos federais inativos e pensionistas da União também precisam fazer a prova de vida. O procedimento pode ser feito através dos aplicativos sougov.br e gov.br, ou na agência bancária que paga o benefício. A prova de vida é agendada para ocorrer no mês do aniversário do servidor ou beneficiário.