INSS não suspenderá benefícios por falta de Prova de Vida! Realize!
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) confirmou na última sexta-feira (2) que os beneficíos dos aposentados, pensionistas e beneficiários de auxílios de longa duração não serão suspensos, mesmo que eles não tenham conseguido realizar a prova de vida presencial.
Na tentativa de garantir a comprovação de vida desses beneficiários não localizados na base de dados durante o processo de verificação de informações, o próprio INSS realizará uma busca ativa, com a visita de um representante do Instituto na residência do segurado.
A decisão exclui a necessidade de o segurado se deslocar ao banco onde recebe o pagamento ou a uma agência da Previdência. Uma das principais recomendações do INSS é que os segurados mantenham seus dados de contato atualizados.
O que leva a procura por atendimento nas agências do INSS?
Após comunicação do INSS, enviada pelo aplicativo Meu INSS e pelas instituições bancárias, solicitando a atualização cadastral de 2,9 milhões de segurados, nascidos em janeiro e fevereiro, houve um aumento significativo na demanda por atendimento nas agências do Instituto.
No total, o INSS tem como objetivo realizar a prova de vida de mais de 4,3 milhões de beneficiários anualmente. A convocação está sendo feita através do aplicativo “Meu INSS”, via Central 135 e/ou por meio de notificações bancárias.
Leia mais: Inscrições abertas para Concurso Nacional Unificado! Salários de até R$ 7.5 MIL!
Qual a melhor opção de atendimento do INSS? Online ou presencial?
A prova de vida pode ser realizada de várias formas: presencialmente, em situações específicas, nas unidades do INSS, ou também online, seja agendando o procedimento através do aplicativo “Meu INSS”, ou nos terminais de autoatendimento dos bancos, através do uso da biometria.
Os segurados também podem realizar a prova de vida através de biometria facial, utlizando a câmera do celular pelo aplicativo “Meu INSS”.
Leia mais: Saque-aniversário FGTS: comunicado importante para quem nasceu em fevereiro!
O que acontece se a prova de vida não for realizada?
Caso a prova de vida não seja efetuada, o beneficiário corre o risco de ter seu benefício bloqueado. No entanto, durante o período determinado para realização da prova de vida, o segurado pode realizar o procedimento pelo aplicativo ou site Meu INSS, nos pontos de atendimento dos bancos ou em uma agência da Previdência Social.
A prova de vida dos servidores públicos federais inativos e pensionistas da União segue o mesmo procedimento: é feita através dos aplicativos sougov.br e gov.br, ou ainda na agência bancária em que o pagamento do benefício é realizado. O procedimento é realizado no mês de aniversário do servidor/beneficiário.