Jornal dia
Seu jornal de notícias

INSS oferecendo vagas para atendimento do BPC! Confira essa oportunidade

0

Neste mês de fevereiro de 2024, três cidades da Baixada Fluminense, no estado do Rio de Janeiro, receberão mutirões do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS). A iniciativa visa o atendimento de casos referentes ao Benefício de Prestação Continuada (BPC) e disponibilizará 440 vagas.

Previsão de Atendimentos e Como Agendar?

INSS oferecendo vagas para atendimento do BPC! Confira essa oportunidade
INSS oferecendo vagas para atendimento do BPC! Confira essa oportunidade

As cidades contempladas pelos mutirões são Nova Iguaçu, são João de Meriti e Nilópolis, com 170, 150 e 120 vagas disponíveis, respectivamente. Estes atendimentos serão realizados por assistentes sociais do INSS, voltados para tratar de casos relativos ao Benefício de Prestação Continuada para pessoas com deficiência.

  1. Atendimento em Nova Iguaçu:
    • Data: 3 de fevereiro
    • Horário: Das 7h às 13h30
  2. Atendimento em São João de Meriti:
    • Data: 17 de fevereiro
    • Horário: Das 7h às 14h
  3. Atendimento em Nilópolis:
    • Data: 24 de fevereiro
    • Horário: Das 7h às 13h

Para garantir o atendimento é preciso realizar um agendamento pela plataforma Meu INSS, ou através do telefone da Central 135.

Leia mais: CONHEÇA a Malha Fina do Imposto de Renda e Como Evitar!

Por Que esses Mutirões?

Os referidos mutirões fazem parte do Programa de Enfrentamento à Fila da Previdência Social (PEFPS). Em janeiro, o INSS realizou quatro mutirões, resultando em um total de 602 atendimentos realizados nas agências Bairro de Fátima, em Niterói; Jacarepaguá, na zona Oeste do Rio; Avenida Brasil, em Irajá; e Duque de Caxias.

Leia mais: Depósito de R$ 1.412 do PIS/PASEP! Começa em Fevereiro! NÃO PERCA!

Critérios de elegibilidade para o BPC

O BPC é concedido a idosos, pessoas com deficiência, e indivíduos cuja renda familiar seja de até ¼ do salário-mínimo per capita. Este cálculo considera as informações do Cadastro Único (CadÚnico) e dos sistemas do INSS. O valor do benefício é o salário-mínimo nacional, que atualmente está em R$ 1.412.

Para solicitar o benefício, não é necessário ter contribuído para o INSS. Contudo, aqueles que recebem o BPC não tem direito ao décimo terceiro salário, e o benefício não pode ser revertido para pensão por morte.

Para indivíduos acima de 65 anos, além da análise de renda e composição familiar, é necessário que o requisito da idade seja cumprido. Este grupo está isento da necessidade de passar por avaliação dos assistentes sociais e nem por perícia médica.