Jornal dia
Seu jornal de notícias

Idosos agora com benefícios surpreendentes! Conheça agora a carteira do idoso!

0

Em meio às discussões importantes sobre os direitos dos idosos, há um tópico que muitas vezes não é suficientemente debatido: a Carteira do Idoso. Essa ferramenta, embora muitas vezes esquecida ou desconhecida, é imprescindível para garantir uma série de benefícios para aqueles que atingiram a chamada “terceira idade”.

Quem tem direito a Carteira do Idoso?

Idosos agora com benefícios surpreendentes! Conheça agora a carteira do idoso!
Idosos agora com benefícios surpreendentes! Conheça agora a carteira do idoso!

A Carteira do Idoso, prescrita pela Lei 10.741/03, é concebida para todos os cidadãos brasileiros com mais de 60 anos – a idade em que, em nosso país, se é legalmente considerado idoso.

No entanto, é importante ressalvar que ser idoso não implica ser incapaz. Conforme se envelhece, direitos adicionais são garantidos, tais como prioridade física em filas, por exemplo.

O documento possui uma validade de dois anos. Após esse período, deve-se realizar a revalidação do mesmo. Importante ressaltar que a Carteira do Idoso não substitui o RG; ela funciona como um documento complementar. O número de identificação é distinto e, em algumas ocasiões, ambos os documentos podem ser requisitados.

Leia mais: Vale-gás: saiba como solicitar e se beneficiar do programa!

Quais dados constam na Carteira do Idoso?

A Carteira do Idoso conta com uma série de informações pessoais do idoso. Dentre elas: nome completo, data de nascimento, o número do RG, número do CPF, NIS (Número de Identificação Social), obtido ao efetuar o cadastro no CadÚnico, a data de emissão do documento e seu prazo de validade de dois anos. Além disso, um QR Code também é visível no documento.

Leia mais: Tabata Amaral Convida Datena para Vice em Pré-Candidatura à Prefeitura de SP!

Benefícios concedidos pela Carteira do Idoso

Com a Carteira do Idoso em mãos, o titular pode desfrutar de inúmeros benefícios. Alguns dos mais notáveis incluem gratuidade nos ônibus de linhas municipais e intermunicipais, reserva de dois assentos gratuitos nas viagens interestaduais ou desconto de 50% no preço da passagem. Há também a possibilidade de emissão de documento para uso de estacionamento prioritário.

Emissão da Carteira do Idoso: Como proceder?

A emissão da Carteira do Idoso pode ser realizada de duas formas: online ou presencial. Para a emissão presencial, é necessário realizar uma visita ao CRAS (Centro de Referência da Assistência Social). O mesmo local pode ser procurado para renovar o documento.

Para a emissão online, deve acessar o site oficial da Carteira do Idoso, selecionar “Emitir Carteira”, fazer login na conta Gov.br ou criar uma nova, autorizar o uso dos dados pessoais e selecionar “Emitir Carteira de pessoa idosa”. Posteriormente, é só imprimir o documento ou salvar no computador, ou celular.

Em suma, a Carteira do Idoso é um documento de extrema importância, que serve como passaporte para uma série de vantagens. Se você se enquadra ainda não possui a sua, não perca mais tempo: garanta já o seu direito!