Jornal dia
Seu jornal de notícias

INSS realiza Mutirão de Atendimento para pessoas com Deficiência no Rio de Janeiro!

0

No próximo fim de semana, dias 11 e 12 de novembro de 2023, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) realizará um mutirão de atendimento com o objetivo de acelerar a análise dos pedidos de Benefício de Prestação Continuada (BPC) das pessoas com deficiência. A iniciativa ocorrerá na Agência da Previdência Social (APS) localizada em Barra da Tijuca, na Zona Oeste do Rio de Janeiro. Os interessados podem agendar seu atendimento através do aplicativo ou do site Meu INSS, ou ainda, ligando gratuitamente para a Central de Atendimento do INSS, o número 135.

Seis assistentes sociais foram destacadas para realizar o primeiro atendimento e a triagem dos pedidos inicias de BPC. De acordo com os dados divulgados, já houve 50 agendamentos para o sábado, dia 11 de novembro, e outros 30 agendamentos para o domingo, dia 12 de novembro. Ao todo, foram abertas 200 vagas para a análise social dos segurados, portanto, ainda há vagas disponíveis para quem necessita dar entrada no pedido de BPC.

Quem tem direito a solicitar o BPC?

O Benefício de Prestação Continuada é direcionado a pessoas com deficiência de qualquer idade que possuem uma renda familiar per capita de até ¼ do salário mínimo, atualmente estipulado em R$ 330. As informações para a análise da renda familiar são baseadas no Cadastro Único (CadÚnico) e nos sistemas do INSS. Vale lembrar que para ter direito a este benefício, não é preciso ter contribuído para o INSS. No entanto, é importante frisar que o BPC não garante o direito ao décimo terceiro salário e o benefício não é revertido em pensão em caso de falecimento do beneficiário.

Leia Mais: Veja como garantir seus benefícios do Cadastro Único com Consulta e Inscrição!

Local e horário do atendimento

A Agência da Previdência Social que realizará o mutirão de atendimento está localizada na Avenida Armando Lombardi, 385, bairro Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio de Janeiro. O atendimento será realizado entre as 7h30 e 14h30. Para marcar seu atendimento, acesse o aplicativo ou site Meu INSS ou ligue para a Central de Atendimento do INSS através do número 135.

Para mais informações e notícias atualizadas, acesse as redes sociais do INSS: Instagram, Twitter, Facebook e YouTube.

Leia Mais: Novo valor do Salário Mínimo em 2024: uma análise aprofundada: Veja Agora!