INSS Utiliza Inteligência Artificial para Detectar Fraudes! VEJA COMO!
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) iniciou, na segunda-feira, o teste de uma ferramenta de inteligência artificial com o intuito de combater possíveis fraudes no envio de atestados médicos pela internet. O software foi desenvolvido pela Dataprev e tem como finalidade analisar os atestados enviados nos pedidos de benefícios por incapacidade temporária, antes chamado de auxílio-doença, que dure até 180 dias.
Como essa tecnologia funciona de Inteligência Artificial do INSS funciona?
Desenvolvido pela Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência Social (Dataprev), este sistema de IA visa identificar possíveis tentativas de fraude no Atestmed, uma plataforma de análise documental que substitui a perícia médica.
A ferramenta consegue cruzar os dados cadastrais de médicos com as informações que aparecem nos atestados, para detectar qualquer inconsistência nas informações.
Alguns dos dados que o sistema verifica incluem o número de registro no Conselho Regional de Medicina (CRM), a especialidade médica, o local de trabalho e o IP do computador usado para enviar o atestado.
O processo de solicitação pode ser realizado através do aplicativo ou do site Meu INSS, onde os segurados têm a possibilidade de anexar o atestado médico. A ferramenta de inteligência artificial tem por objetivo cruzar uma série de informações, que serão mostradas neste artigo.
Leia mais: Nova isenção no Minha Casa Minha Vida para Bolsa Família e BPC! Aproveite
Como essas analises do INSS foram feitas?
- Nome e assinatura do médico no atestado;
- Número do Conselho Regional de Medicina (CRM);
- Especialidade do médico;
- Verificação se o atestado é oriundo do local de trabalho do médico;
- Identificação do IP do computador em que o arquivo foi enviado.
No passado, uma averiguação manual dos atestados médicos apresentados conseguiu detectar casos de fraude nos pedidos de benefício por incapacidade temporária. Um destes casos, que atualmente está sob investigação da Polícia Federal, envolve atestados médicos emitidos em São Paulo com quatro padrões de letras diferentes e o mesmo carimbo. Foi constatado que a médica em questão não trabalhava no hospital indicado no atestado e desconhecia que seus dados estavam sendo usados de forma indevida.
Como isso auxiliou na identificação de fraudes?
Segundo Alessandro Stefanutto, presidente do INSS, a intenção é usar as ferramentas disponíveis no mercado para detecção de padrões e grafias, além de cruzar informações de profissionais com o Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS).
Dessa forma, é possível conferir se os profissionais médicos realmente atuam nos locais indicados nos atestados. O sistema iniciou o funcionamento na última segunda-feira e está em fase de testes.
Os interessados em solicitar o benefício por incapacidade temporária devem preencher uma série de requisitos, dentre os quais se incluem a necessidade de contribuição para a Previdência Social e status de segurado, com no mínimo 12 contribuições previdenciárias realizadas antes do mês de afastamento.
Além disso, é preciso apresentar atestado médico que justifique o afastamento do trabalho por mais de 15 dias, sendo o prazo máximo de 180 dias.
Leia mais: NOVO Programa bolsa do povo! Entenda o Auxílio-Moradia! Confira
Como proceder para solicitar o benefício?
A solicitação do benefício pode ser feita através do site ou aplicativo Meu INSS, sendo necessário possuir senha do Portal Gov.br. O processamento das informações é simples, requirindo apenas o envio de documentos como o atestado médico e pessoais, além de alguns dados como o CPF, telefone, endereço e e-mail do solicitante.
A confirmação de que as informações foram lidas e estão de acordo é o passo final antes do envio do requerimento, que será vinculado à agência do INSS mais próxima a partir do CEP informado. Dessa forma, o solicitante pode acompanhar o andamento do processo através do aplicativo, e-mail ou pela Central Telefônica 135.
Expectativas para a nova ferramenta
O presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, informou que os testes no sistema de IA começaram nesta segunda-feira (16), e está confiante de que a eficácia da ferramenta em identificar fraudes será confirmada em breve. “Acredito que em 20 ou 30 dias já poderemos apresentar bons resultados,” afirmou Stefanutto. Este é um grande passo para o aprimoramento dos processos do INSS, demonstrando como a tecnologia pode ser uma aliada importante no combate a fraudes e irregularidades, tornando os processos administrativos mais eficientes e seguros para todos.