Jornal dia
Seu jornal de notícias

IPVA cai 4,32% em 2024! Confira agora, sua dívida mais BARATA!

0

Os donos de veículos automotores no Distrito Federal podem respirar aliviados no próximo ano: a Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) aprovou uma redução média de 4,32% no Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) para 2024. Essa diminuição é uma boa notícia para aqueles que têm carros, já que o IPVA é um dos principais impostos que os proprietários de veículos têm que arcar.

A diminuição do IPVA irá afetar outros impostos?

IPVA cai 4,32% em 2024! Confira agora, sua dívida mais BARATA!

Por outro lado, para os moradores da capital federal, a carga tributária referente ao Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) deve passar por um reajuste. A expectativa é de um aumento de 3,62% no valor do imposto residencial, fazendo com que o valor a ser pago pelos proprietários de imóveis urbanos aumente um pouco mais do que o esperado.

Leia mais: Aposentados e Pensionistas podem ter Isenção de IPTU em 2024!

O Que Muda para os Veículos de Luxo?

A mudança no IPVA não será benéfica para todos. Para os proprietários de veículos de luxo, o imposto pode sofrer um aumento expressivo. O projeto aprovado prevê uma alta de até 800% no valor do IPVA para esses tipos de carros, dependendo do modelo do veículo. E no caso dos caminhões, o imposto deve aumentar 0,8%.

Leia mais: Resgate Agora As Cotas do PIS/PASEP Que Podem Somar R$ 25,4 Bilhões!

Como Ficam os Pagamentos?

O pagamento do IPVA poderá ser dividido em até seis vezes ou quitado em parcela única, com um valor mínimo de R$ 50 por parcela. A expectativa é que o vencimento das parcelas do IPTU comece no dia 13 de maio, variando conforme o número da inscrição do imóvel. O IPTU também poderá ser pago em cota única ou parcelado em até seis vezes.

O projeto de ajuste nos impostos, que agora retorna ao governo para receber a sanção do governador Ibaneis Rocha (MDB), também prevê um índice de inadimplência de 18% para o próximo ano. Os detalhes completos sobre as mudanças propostas podem ser conferidos nos links fornecidos pela Câmara Legislativa do DF.