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Isenção de IPVA para Híbridos em Minas Gerais: Avanço ou Discriminação Fiscal?

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Recentemente, as políticas estaduais de isenção de IPVA para veículos híbridos têm gerado debates acalorados, especialmente em Minas Gerais. Estas medidas, consideradas estímulos à adoção de tecnologias mais limpas, não são tão amplas como imaginado inicialmente. Em Minas Gerais, a isenção foi anunciada pelo governador Romeu Zema Neto, mas é aplicada apenas aos híbridos fabricados no estado.

Isenção de IPVA para Híbridos em Minas Gerais: Avanço ou Discriminação Fiscal?
Créditos: depositphotos.com / tomwang

O decreto número 48.973, de dezembro de 2024, estabelece que apenas veículos híbridos novos, produzidos no estado, terão isenção do imposto. Os modelos Fiat Pulse e Fastback Hybrid, montados na fábrica em Betim, são os únicos que se beneficiam desta política, enquanto outras marcas estão excluídas.

Quais Vantagens e Desvantagens são Observadas na Isenção Focalizada?

As políticas focadas na produção local oferecem algumas vantagens significativas, como o incentivo à indústria local e a criação de empregos. No entanto, a limitação baseada no local de fabricação pode desencorajar a aquisição de modelos de outras marcas e reduzir a diversidade de opções para os consumidores. Em contrapartida, essa estratégia ajuda a impulsionar o desenvolvimento econômico do estado ao apoiar veículos montados localmente.

Por outro lado, modelos de outras localidades, como os híbridos da Toyota, mesmo com tecnologia avançada, não se qualificam para a isenção em Minas Gerais. Isso levanta questões sobre a equidade dessa política e o cumprimento com normas federais de não discriminação fiscal baseadas em procedência.

Como Outros Estados Estão Lidando com a Isenção de IPVA?

A situação em Minas Gerais não é isolada. Em São Paulo, por exemplo, a abordagem tem como base as características técnicas dos veículos, ao invés de seu local de fabricação. A isenção é concedida apenas para veículos com sistemas elétricos avançados e potência mínima especificada. Essa estratégia faz com que modelos como o Toyota Corolla, fabricado em São Paulo, recebam o benefício.

Em São Paulo, a legislação exige que veículos híbridos tenham motores elétricos ou sejam adaptados a combustíveis alternativos como hidrogênio para poderem usufruir do incentivo. Assim, veículos que não possuem a tecnologia exigida permanecem sujeitos à cobrança do imposto, o que inclui modelos híbridos leves da Fiat.

A Isenção Fiscal Pode Ser Considerada Discriminatória?

De acordo com o Código Tributário Nacional, os estados não devem estabelecer diferençiações tributárias baseadas na origem dos bens. Essa regra levanta a possibilidade de que as medidas de Minas Gerais enfrentem questionamentos legais por discriminação. Se a legislação for desafiada, o estado pode ter que reconsiderar sua política de isenção específica para garantir conformidade com o direito tributário federal.

A contínua análise e ajuste dessas políticas serão cruciais tanto para a atração de tecnologias inovadoras quanto para o cumprimento dos padrões legais nacionais. À medida que a indústria automotiva evolui, os governos estaduais enfrentam o desafio de balancear o incentivo econômico com a regulamentação justa e igualitária.