Lula APROVA aumento em programa que visa garantir moradia gratuita!
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva aprovou um aumento salarial para o Benefício de Prestação Continuada (BPC), um programa que fornece um salário mínimo para indivíduos com mais de 65 anos ou com algum tipo de deficiência vivendo em baixa renda.
Este reajuste anual é feito com base na inflação do ano anterior, visando garantir o poder de compra dos brasileiros. Seguindo essa política, os beneficiários do BPC agora receberão um valor maior que no último ano.
Lula aprova moradia gratuita para BPC
O valor do pagamento do BPC segue o salário mínimo aprovado pelo país, a fim de ajudar os idosos e pessoas com deficiência a sobreviverem. No entanto, a última política de valorização do piso salarial aprovada por Lula resultou em um aumento acima da inflação.
O reajuste foi calculado com base em dois índices: o resultado do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) de 2023 e o Produto Interno Bruto (PIB) de 2022. Assim, o novo valor a ser pago pelo BPC em 2024 será de R$ 1.412,00.
Leia mais: Novo calculo de renda para o bolsa família irá te afetar? Confira
Beneficiários do BPC agora têm acesso à moradia gratuita
Além do reajuste salarial, os inscritos no BPC também se beneficiarão de outra política aprovada pelo governo Lula. No último ano, o Ministério das Cidades aprovou um novo tipo de benefício pelo programa Minha Casa, Minha Vida.
Leia mais: Sisu 2024: Calendário, inscrições e requisitos e muito mais!
Gratuidade nos imoveis?
A ideia é proporcionar gratuidade do financiamento imobiliário para aqueles que recebem o BPC ou o Bolsa Família. Dessa forma, esses beneficiários serão isentos de pagar as parcelas do financiamento imobiliário na aquisição de uma casa pelo Minha Casa, Minha Vida.
Mesmo aqueles que ainda não recebem o BPC ou não possuem um contrato assinado pelo Minha Casa, Minha Vida, têm a chance de serem contemplados por esse benefício. Portanto, essa nova política mostra um avanço na qualidade de vida dos brasileiros de baixa renda.