Nova Lei de Proteção de Dados garante autonomia sobre suas informações no INSS!
No mercado financeiro, a regulamentação da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e o avanço tecnológico têm fortalecido uma nova tendência: o controle total do consumidor sobre suas informações pessoais. No coração dessa discussão está o conceito de open data ou dados abertos. Este conceito permite que o usuário acesse e utilize seu histórico de informações de maneira a obter benefícios em diversas situações.
Quais Empresas estão interessadas nas informações do INSS?
Entretanto, o consumidor brasileiro ainda está se adaptando a ideia de que é dono de suas informações e tem total liberdade para acessar as informações que desejar. Neste cenário, a Klavi, uma startup que oferece soluções de inteligência de dados, desenvolveu recentemente uma ferramenta que possibilita a conexão e coleta de dados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
Os beneficiários do INSS podem, com esta ferramenta, acessar e compartilhar dados sobre seus benefícios, simplificando a comprovação de sua renda sempre que precisarem solicitar produtos financeiros.
Leia Mais: Saques do PIS/PASEP mudaram? VEJA Calendário e QUEM tem direito!
Suas informações do INSS estão seguras?
Este recurso requer o consentimento do titular dos dados. Após esta autorização, as empresas clientes da startup Klavi podem acessar uma gama de informações dos beneficiários, como dados pessoais e detalhes dos benefícios recebidos.
“Com estas informações em mãos, nossos clientes podem tomar melhores decisões e oferecer melhores produtos e serviços. Beneficiando desde grandes bancos, que precisam validar cadastros e diminuir fraudes, até fintechs e instituições financeiras menores que enfrentam dificuldades em obter dados confiáveis dos beneficiários do INSS,” explica Bruno Chan, CEO da Klavi.
Portanto, a iniciativa de open data enfatiza o caráter transformador da tecnologia. Ela coloca o consumidor no controle de suas informações pessoais, permitindo que estes dados sejam mais do que apenas números, transformando-se em ferramentas de empoderamento e escolha.
Leia Mais: Solicite Benefícios Especiais para Idosos através do CadÚnico!