Novas Regras para Aposentadoria! Idade Mínima e Tempo de Contribuição!
A Previdência Social brasileira vem passando por contínuas mudanças nos últimos anos. A reforma previdenciária já está em efeito, com regras em constante transição, trazendo impactos para todos os trabalhadores. Uma dessas alterações afeta diretamente a aposentadoria por idade, especialmente para os trabalhadores de baixa renda com pouca contribuição para a Previdência Social.
Qual foi a alteração na idade mínima na aposentadoria?

A aposentadoria por idade tem novas regras a partir de 2024. Para os homens, agora é necessário ter 65 anos para se aposentar. Já para as mulheres, a idade mínima passou para 62 anos, antes era possível se aposentar aos 60 anos. Além da idade, o tempo mínimo de contribuição para ambos os gêneros é de 15 anos.
Leia mais: Reajuste do Salário Mínimo impacta aposentadorias, BPC e MEIs em 2024!
Profissionais com longo tempo se aposentam mais cedo?
Já para os profissionais com longo tempo de contribuição para a Previdência, a idade mínima para solicitar a aposentadoria em 2024 é de 58 anos e meio para as mulheres e de 63 anos e meio para os homens.
Outra possibilidade, válida neste ano, é a aposentadoria por pontuação. Nesse esquema, as mulheres precisam atingir 91 pontos e os homens necessitam alcançar 101 pontos.
Como funciona a aposentadoria para servidor público?
Para os servidores públicos, também há novas regras. As mulheres devem ter no mínimo 57 anos de idade e 30 anos de contribuição, enquanto os homens devem ter 62 anos de idade e 35 anos de contribuição. De maneira geral, é preciso ter 20 anos de serviço público e cinco anos no cargo atual, independentemente do gênero.
Leia mais: Confira as Novidades e o Calendário de Pagamentos do INSS para 2024!
Como funciona a regra do pedágio?
Por fim, ainda existe a opção da regra do pedágio. Essa regra abrange homens com mais de 60 anos de idade e 35 anos de contribuição, além de mulheres com 57 anos de idade e 30 anos de contribuição. Entretanto, também é necessário ter 20 anos de serviço público e cinco no cargo atual.
Para esses trabalhadores, é preciso cumprir o dobro do período que restaria para se aposentar pela regulamentação de 2019, antes da reforma previdenciária.
Com as constantes mudanças nas regras previdenciárias, é importante estar sempre atento e se planejar para garantir o melhor retorno possível ao solicitar a aposentadoria.