Jornal dia
Seu jornal de notícias

Novo calendário do INSS para 2023; saiba quando os beneficiários poderão RECEBER!

0

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) liberou recentemente seu novo calendário do INSS de pagamentos para o ano de 2023, começando os pagamentos referentes ao mês de janeiro, daqui a alguns dias. Aproximadamente 36 milhões de brasileiros dependem dos benefícios dessa instituição, e esses incluem aposentadorias, pensões, auxílios e outros direitos assistenciais como o BPC/Loas.

Para o mês de janeiro, o calendário do INSS estipula que os pagamentos comecem no dia 25, estendendo-se até o início de fevereiro. Uma novidade para este ano é o reajuste nos valores dos benefícios, que acompanham o reajuste do salário mínimo nacional, como determina a legislação brasileira. Assim, vale a pena ficar atento às datas e aos novos valores, pois eles já estarão em vigor a partir destes primeiros pagamentos do ano.

O que muda com o novo calendário do INSS?

Os valores dos benefícios do calendário do INSS são reajustados anualmente, seguindo o reajuste do salário mínimo. Anteriormente, em 2022, o salário mínimo era de R$ 1.212. Para o ano de 2023, o governo federal confirmou o novo valor do salário mínimo em R$ 1.320, um aumento de 2,7% quando comparado ao valor inicialmente esperado. Este reajuste causa impacto direto no bolso dos beneficiários do INSS, que receberão valores maiores em seus benefícios.

O calendário do INSS também é separado em dois grupos para facilitar a organização dos pagamentos. Estes grupos dividem-se entre aqueles que ganham até um salário mínimo e aqueles que ganham acima deste valor. Além disso, o Número de Benefício (NB) também influencia nas datas de pagamento, determinando em que dia cada grupo receberá o pagamento do benefício.

Leia mais Veja as Novas Regras da previdência e Como Planejar sua Aposentadoria!

Quando serão os pagamentos de Janeiro?

As datas de pagamento de cada benefício como o calendário do INSS dependem do valor do benefício e do final do Número Benefício (NB), que pode ser encontrado na carta de concessão ou no cartão da autarquia. Veja abaixo as datas de pagamentos para o mês de Janeiro:

Até um salário mínimo:

  • 25 de janeiro: final de NB 1
  • 26 de janeiro: final de NB 2
  • 27 de janeiro: final de NB 3
  • 30 de janeiro: final de NB 4
  • 31 de janeiro: final de NB 5

Superior a um salário mínimo:

  • 01 de fevereiro: finais 1 e 6 de NB
  • 02 de janeiro: finais 2 e 7 de NB
  • 03 de janeiro: finais 3 e 8 de NB
  • 06 de fevereiro: finais 4 e 9 de NB
  • 07 de fevereiro: finais 5 e 0 de NB

Assim, o beneficiário precisa ficar atento ao seu NB e ao valor do seu benefício para saber em que data receberá o pagamento referente ao mês de janeiro.

Leia mais Bolsa Família: Veja as Datas de Pagamento em Novembro!