Novo golpe na Internet envolve influenciadores e dados bancários, saiba mais!
Um golpe recém-descoberto na internet vem atraindo a atenção dos consumidores on-line. Com uma promessa sedutora de retorno financeiro fácil e rápido, a fraude vem sendo amplamente disseminada em plataformas sociais e sites de comércio eletrônico, envolvendo até mesmo influenciadores digitais. Um desses casos mais recentes tem relação com a varejista global de moda e beleza, Shein.
Na cidade Extrema, entre janeiro e junho deste ano, o Procon Câmara já registrou um total de 46 golpes dessa natureza. A gerente da instituição, Luísa Pereira Tesser Ortiz, recomenda precaução aos consumidores que comercializam produtos na internet. De acordo com ela, é essencial duvidar de ofertas com promessa de dinheiro fácil, pois a recuperação financeira, caso haja algum investimento vítima, é geralmente difícil.
Quais são as orientações do Procon em casos de golpe na internet?

O Procon orienta que, em caso de suspeitas de golpes, a melhor atitude a ser tomada é buscar uma delegacia para registrar um boletim de ocorrência e contratar um advogado de confiança para efetivar as responsabilizações devidas, sendo eles contra os sites fraudulentos ou até mesmo os supostos influenciadores. A instituição está à disposição para receber reclamações em sua sede na Casa do Cidadão, na Rua João Mendes, nº 67, Centro, Extrema – MG.
Leia Em Seguida: SAIBA AGORA MESMO quem tem DIREITO ao PAGAMENTO do LUCRO DO FGTS
Como o golpe vem sendo aplicado?
O esquema de fraude se desenvolve de maneira sutil: o consumidor é atraído por anúncios publicitários, também conhecidos como “publis”, nas redes sociais que afirmam que é possível ganhar dinheiro avaliando roupas da marca. Entretanto, o link disponibilizado leva o usuário a um website que solicita informações pessoais e bancárias, bem como o pagamento de uma taxa para o suposto direito de receber pagamentos pelas avaliações. Sites como “Money Looks” e “Segredo Dinheiro” têm sido usados para a divulgação da fraude, utilizando indevidamente a marca Shein.
Leia Em Seguida: FIM Da Shein E Shopee No Brasil? Entenda a nova “Remessa Conforme”
Qual o posicionamento da Shein sobre o golpe?
Em pronunciamento oficial, a Shein afirmou não possuir qualquer relação com o site “Money Looks”, cujo domínio é segredodinheiro.fun/shein. Segundo a marca, a plataforma tem sido utilizada de forma enganosa para disseminar informações fraudulentas sobre o negócio, usando inadequadamente o nome e a imagem da empresa. A multinacional de moda e beleza também alertou os consumidores a tomarem cuidado com fraudes semelhantes e denunciarem quaisquer práticas suspeitas.