Jornal dia
Seu jornal de notícias

Novo sistema do FGTS Digital promete INOVAÇÕES no pagamento! VEJA!

0

A fase de testes da novíssima ferramenta FGTS Digital finalizou ontem, dia 15. Essa inovação é um conjunto de sistemas informatizados cuja intenção é gerenciar os diversos processos relacionados ao recolhimento do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS).

A previsão é que o sistema esteja de fato em funcionamento a partir de março. O fim de semana passado, dedicado a testes, permitiu que os empregadores pudessem se familiarizar com o sistema, além de organizar seus processos internos.

FGTS Digital: o que muda?

Novo sistema do FGTS Digital promete INOVAÇÕES no pagamento! VEJA!
Novo sistema do FGTS Digital promete INOVAÇÕES no pagamento! VEJA!

Encerrou-se nesta segunda-feira (15) o período de testes do FGTS Digital, um sistema informatizado destinado a simplificar processos relacionados ao recolhimento do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). Espera-se que o sistema inicie plenamente a partir de março.

Leia mais: Calendário do PIS/PASEP 2024: Confira as Datas de Pagamento!

Quais as Funcionalidades do FGTS Digital?

O FGTS Digital promete recursos para rápida geração de guias personalizadas, simulação do valor do pagamento da indenização compensatória e multa pelos 40%, bem como a possibilidade de realizar procedimentos para vários trabalhadores simultaneamente. Além disso, também será possível simular o pagamento e contar com outras funcionalidades.

Como pode ser feito o pagamento do FGTS Digital?

Segundo o Ministério do Trabalho e Emprego, o Pix foi o método escolhido para o pagamento do FGTS, o que deverá acelerar o processo de individualização na conta do trabalhador.

Informações de vínculos e remunerações já inseridas no ambiente do eSocial serão integradas ao FGTS Digital, consolidando as informações fiscais, previdenciárias e trabalhistas das empresas em um único local.

Leia mais: Descubra Como Solicitar a Carteira do Idoso Online Agora!

Quais os benefícios do FGTS Digital?

Com a implementação do FGTS Digital, o governo espera aprimorar a gestão, controle e transparência dos processos, além de reduzir os custos operacionais associados ao FGTS.

Além disso, a ferramenta visa diminuir os gastos com tarifas relativas ao recebimento das guias junto aos agentes arrecadadores, garantir a segurança, integridade e confiabilidade dos dados e informações de recolhimento do FGTS armazenados e processados.

Por fim, também será possível efetuar a notificação automatizada dos devedores de FGTS e fornecer informações para direcionar ações e tomar decisões estratégicas.

Em suma, o FGTS Digital promete trazer mais praticidade e segurança para empregados e empregadores, facilitando a gestão de informações e o pagamento do benefício.