Pagando esta semana! Confira como sacar R$ 1.412 através do PIS/PASEP!
Para muitos trabalhadores brasileiros, contar com o abono salarial PIS/Pasep representa um complemento essencial para equilibrar o orçamento familiar ao longo do ano.
Com as novas atualizações anunciadas pelo governo para 2024, espera-se que um número ainda maior de pessoas da iniciativa privada e do setor público se beneficie deste suporte financeiro, que segue critérios bem definidos de elegibilidade.
Preparamos este guia para desvendar as mudanças e mostrar como você pode aproveitar essas oportunidades.
Qual o calendário do PIS/PASEP?
O governo já divulgou as datas do calendário de pagamento do abono salarial para o ano de 2024. Estas datas são estabelecidas conforme o mês de nascimento do beneficiário. Confira as datas importantes e prepare-se:
- Nascidos em janeiro: recebem a partir de 15 de fevereiro;
- Nascidos em fevereiro: a partir de 15 de março;
- Nascidos em março e abril: a partir de 15 de abril;
- Nascidos em maio e junho: a partir de 15 de maio;
- Nascidos em julho e agosto: a partir de 17 de junho;
- Nascidos em setembro e outubro: a partir de 15 de julho;
- Nascidos em novembro e dezembro: a partir de 15 de agosto.

Leia mais: Nubank Oferece Saque Surpresa de até R$4.370: Veja Como Participar e Ganhar!
Como realizar o saque do PIS?
Para sacar o Abono Salarial, siga este passo a passo:
- Verifique o calendário de pagamento do Abono Salarial, divulgado pelo Governo Federal no final do ano anterior ao pagamento.
- Certifique-se de possuir o Cartão Cidadão. Não é obrigatório ter uma conta na Caixa Econômica Federal ou no Banco do Brasil.
- Dirija-se a uma agência da Caixa Econômica Federal, lotérica ou correspondente bancário autorizado no período estipulado no calendário de pagamento.
- Ao realizar o saque, apresente um documento de identidade com foto para comprovar sua identidade.
- Caso não possua o Cartão Cidadão, é possível sacar o Abono Salarial diretamente em uma agência da Caixa, apresentando o número do PIS/PASEP e um documento de identidade com foto.
Lembre-se de verificar o calendário de pagamento para não perder o prazo e garantir o recebimento do Abono Salarial.
Leia mais: Concurso Médico Jundiaí 2024: Vagas, Inscrições e Dicas para se Destacar!
Quais os requisitos para receber o PIS?
As regras para qualificar-se ao benefício são bastante específicas. Para ter direito ao PIS/Pasep no próximo ano, o trabalhador deve:
- Estar inscrito no PIS/Pasep por no mínimo cinco anos.
- Ter trabalhado com carteira assinada por pelo menos 30 dias em 2022, não importando se os dias foram consecutivos ou não.
- Receber, em média, até dois salários mínimos mensais.
A verificação do número do PIS/Pasep ficou ainda mais fácil com a possibilidade de consulta utilizando apenas o CPF, um passo importante para simplificar o acesso dos trabalhadores a informações essenciais e agilizar o processo de pagamento.
Como consultar o PIS?
Atualmente, é possível consultar o número do PIS/Pasep de maneira simples, usando o CPF em várias plataformas digitais, incluindo o Meu INSS, a Carteira de Trabalho Digital, o FGTS e o aplicativo Caixa do Trabalhador. Essas plataformas oferecem um acesso rápido e descomplicado, contribuindo para que menos tempo seja gasto com burocracias.
Para consultar o PIS (Programa de Integração Social), siga estas instruções:
- Acesse o site da Caixa Econômica Federal ou baixe o aplicativo “Caixa Trabalhador” em seu dispositivo móvel.
- No site, vá para a seção de benefícios sociais ou serviços sociais e encontre a opção relacionada ao PIS/PASEP.
- Selecione a opção de consulta do PIS e insira seu número NIS (Número de Identificação Social) ou CPF (Cadastro de Pessoa Física).
- Digite sua senha de acesso, que pode ser a mesma senha utilizada para acessar outros serviços online da Caixa, como o Internet Banking.
- Após fazer login, você poderá verificar todas as informações relacionadas ao seu PIS, incluindo saldo disponível, datas de pagamento de benefícios e abonos salariais, entre outras informações.
Se preferir, você também pode consultar o PIS pessoalmente em uma agência da Caixa Econômica Federal, apresentando um documento de identificação válido.