PIS/Pasep 2023: Desvende datas, direitos e como realizar seu saque!
Cada vez mais, os trabalhadores brasileiros têm manifestado suas dúvidas quanto ao pagamento do abono salarial do PIS/Pasep, para os que estiveram em atividade durante o ano de 2022. Com o fim dos pagamentos relativos ao ano-base de 2021, os questionamentos só aumentam. Entretanto, uma coisa é certa: o pagamento referente a 2022 será realizado em 2024.
As incertezas foram agravadas pela pandemia de Covid-19, que forçou uma realocação de recursos inicialmente destinados ao PIS/Pasep em 2020. Como resultado, o calendário de pagamentos preestabelecido sofreu algumas modificações. Em 2021, foram realizados os pagamentos referentes ao ano de 2020, ocasionando uma mudança do cronograma tradicional.
Calendário de pagamentos do PIS/Pasep: como fica agora?
Os desalinhamentos gerados pela pandemia causaram uma modificação na sequência regular de pagamentos. Em um contexto normal, o PIS/Pasep do ano-base 2021 deveria ter sido pago em 2022. No entanto, esse pagamento só teve início em fevereiro de 2023. Considerando a sequência atual, podemos prever que os pagamentos de 2024 se refiram ao ano-base 2022.
Importante salientar que estas informações são passíveis de alterações futuras. Até o presente momento, o Governo Federal não se pronunciou sobre possíveis normalizações do calendário do PIS/Pasep, o que deixa em aberto a possibilidade de um retorno à programação habitual de pagamentos.
Leia Mais: Reforma Tributária Promete Alívio no Bolso; Isenção Total de Impostos!
Quem tem direito ao PIS/Pasep e como é calculado o benefício?
O PIS, administrado pela Caixa Econômica Federal, é direcionado a trabalhadores de empresas privadas. Já o Pasep, gerido pelo Banco do Brasil, é destinado a servidores públicos. O valor do benefício é estabelecido com base no salário mínimo vigente no ano de pagamento. Por isso, o valor do PIS 2024 só será conhecido após a definição do salário mínimo para o respectivo ano pelo governo.
Para ser elegível ao benefício, o trabalhador deve possuir pelo menos cinco anos de inscrição no PIS/Pasep e ter trabalho formal por no mínimo 30 dias no ano-base considerado. Adicionalmente, é preciso possuir rendimento médio mensal de até dois salários mínimos e ter seus dados informados corretamente pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS).
Leia Mais: Governo cria novo aplicativo FGTS Digital para recolhimento do Fundo de Garantia!
Como consultar o saldo e sacar o Pis/Pasep 2023?
Os trabalhadores podem conferir se possuem direito ao saque por meio do site do governo federal ou pela Carteira de Trabalho Digital. O contato também pode ser feito pela central Alô Trabalhador, por meio do telefone 158. O saque do benefício pode ser realizado em qualquer agência da Caixa Econômica Federal ou Banco do Brasil, de acordo com o benefício a que o trabalhador tem direito (PIS ou Pasep).
Para titular do Cartão do Cidadão, há ainda a opção de realizar o saque em casas lotéricas ou caixas eletrônicos da Caixa. É necessário apresentar, no ato, um documento oficial com foto.