Jornal dia
Seu jornal de notícias

Quais serão as regras para conseguir a aposentadoria em 2024?

0

No cenário de reformulações geradas pela Reforma da Previdência de 2019, é fundamental manter-se atualizado sobre os novos requisitos e transições que impactarão os planos de aposentadoria em 2024. O cenário, ainda nebuloso para muitos brasileiros, exige constante esclarecimento. Neste artigo, propomos abordar as mudanças e explicar com clareza as regras para se aposentar em 2024.

Os principais tipos de aposentadoria – por idade, por pontos e por tempo de contribuição – foram diretamente afetados pela reforma. Um entendimento prático dessas modalidades será fundamental para o planejamento de aposentados potenciais.

Quais são as mudanças para a Aposentadoria por Idade em 2024?

Quais serão as regras para conseguir a aposentadoria em 2024?
Quais serão as regras para conseguir a aposentadoria em 2024?

Dentre as modalidades de aposentadoria, a aposentadoria por idade é uma das mais comuns no Brasil. Segundo as normas previstas para 2024, os requisitos para dar entrada na aposentadoria por idade são bem definidos: os homens devem ter cumprido a idade mínima de 65 anos e as mulheres, 62 anos. Além disso, é necessário que ambos os sexos tenham contribuído por um período mínimo de 180 meses (aproximadamente 15 anos) ao INSS.

Leia Mais: Caixa Econômica Federal libera NOVO SAQUE emergencial Para ESTE grupo de Brasileiros

E como funciona a Aposentadoria por Pontos em 2024?

A aposentadoria por pontos é uma alternativa que leva em consideração a soma da idade do contribuinte com seus anos de contribuição para o INSS. Para 2024, este tipo de aposentadoria terá seus requisitos ajustados: os homens devem atingir 101 pontos, enquanto as mulheres devem somar 91 pontos.

Leia Mais: Governo CRIA auxílio EXTRA do BPC; Conheça as Regras e Como Participar!

Quais alterações ocorrem na Aposentadoria por Tempo de Contribuição?

Para a aposentadoria por tempo de contribuição, os critérios para 2024 também foram alterados. No caso dos homens, será necessário possuir no mínimo 63 anos e 6 meses e ter um histórico de 35 anos de contribuição para o INSS. As mulheres, por sua vez, deverão ter ao menos 58 anos e 6 meses, com 30 anos de contribuição ao sistema.

Importante ressaltar que esta modalidade de aposentadoria está passando por transformações progressivas por conta das regras de transição. Há a tendência de um acréscimo anual de 6 meses na idade requerida para os beneficiários, até que as idades definitivas para aposentadoria sejam estabelecidas.