Jornal dia
Seu jornal de notícias

Resultado Enem 2023 ESTÁ Disponível! SAIBA COMO CONFERIR A SUA NOTA!

0

Na última terça-feira, dia 16, um grupo específico de alunos teve acesso às notas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) de 2023. A maior novidade deste ano é a divulgação de resultados do exame em etapas, com prioridade para aqueles que estão concluindo o ensino médio.

Como Acessar os Resultados do Enem 2023?

Resultado Enem 2023  ESTÁ Disponível! SAIBA COMO CONFERIR A SUA NOTA!
Resultado Enem 2023 ESTÁ Disponível! SAIBA COMO CONFERIR A SUA NOTA!

Para consultar o resultado do ENEM 2023, o candidato deve entrar na Página do Participante com seu CPF e senha. Deve-se, então, clicar na aba “Resultado” e selecionar a opção correspondente ao ano de 2023. Devido à alta demanda, a página pode apresentar lentidão ou erros temporários, entretanto, o INEP tem trabalhado para resolver o problema e garantir que todos os participantes tenham acesso às notas.

Passo a Passo: Como Acessar a Nota do ENEM

  1. Acesse o Site do INEP:
    • Abra o navegador de sua escolha e acesse o site oficial do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) em link.
  2. Faça Login na Página do Participante:
    • Clique na opção “Página do Participante” disponível no menu principal.
    • Insira seu CPF e senha cadastrada durante o processo de inscrição do ENEM.
  3. Recupere a Senha (Se Necessário):
    • Caso tenha esquecido sua senha, utilize a opção de recuperação disponível na página. Você receberá orientações sobre como redefinir sua senha.
  4. Acesse a Área do Participante:
    • Após o login bem-sucedido, você será redirecionado para a área do participante.
  5. Localize a Opção “Resultado Individual”:
    • Procure pela opção “Resultado Individual” na página principal da área do participante.
  6. Informe seus Dados Novamente:
    • Por medida de segurança, o sistema pode solicitar que você informe novamente alguns dados, como CPF e senha.
  7. Visualize sua Nota e Desempenho:
    • Após a autenticação, você terá acesso à sua nota geral no ENEM, bem como ao desempenho em cada uma das áreas de conhecimento avaliadas!

Como consultar a nota do ENEM 2023?

A consulta ao resultado do ENEM 2023 é realizada integralmente online, através da página do participante. O estudante precisa realizar o login utilizando seu CPF e senha cadastrados no portal Gov.BR. Após o login, é possível acessar o resultado de todas as provas, divididas entre as áreas de conhecimento: linguagens, ciências humanas, ciências da natureza, matemática e redação.

Cabe ressaltar que, em relação à prova de redação, apenas a nota geral estará disponível inicialmente. O espelho da redação, que detalha o desempenho do candidato em critérios específicos, é liberado 90 dias após a divulgação da nota geral.

Leia mais: INSS Bloqueia Contas: Saiba Como Evitar e Confira Calendário de Pagamentos!

Qual foi a mudança na divulgação dos resultados do Enem 2023?

Em primeiro lugar, as notas foram liberadas para os estudantes que concluíram o ensino médio. Posteriormente, aqueles que continuam cursando o ensino médio, mas realizaram a prova como “treineiros”, receberão seus resultados. No entanto, estas notas serão apresentadas apenas no mês de março.

Leia mais: Não perca! Saque-aniversário FGTS já tem calendário divulgado! Confira

Com a Nota em Mãos, Como Posso Usar?

O ENEM se tornou um programa com várias oportunidades, tanto para os estudantes que desejam ingressar em um curso superior no Brasil quanto para aqueles que sonham estudar no exterior. Programas como o Sistema de Seleção Unificado (SISU), o Programa Universidade para Todos (Prouni) e o Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) utilizam as notas do ENEM para conceder vagas, bolsas e financiamentos a estudantes em universidades privadas e públicas.

Como posso usar minha nota do ENEM?

A nota do ENEM serve como critério de seleção para diversas formas de ingresso no ensino superior. Entre elas estão o Sistema de Seleção Unificada (SISU), que distribui vagas em instituições de ensino públicas, e o Fundo de Financiamento Estudantil (FIES), que oferece financiamento em instituições privadas. A nota do ENEM também é utilizada para a obtenção de bolsas de estudos em instituições privadas e para a aceitação em universidades no exterior.

Para mais informações sobre o ENEM 2023, acesse o link.