Saiba quais são os sinais de demência que podem aparecer nos olhos; confira lista
É um clichê dizer que os olhos nos ajudam a revelar o interior de alguém, mas as pesquisas científicas mais recentes mostram que isso vai muito além de poesia: a saúde dos olhos pode ser um importante indicativo de como está o nosso cérebro.
Uma série de estudos demonstrou que os primeiros sinais de Alzheimer e de demência podem aparecer ao observar esta parte do corpo.
Um dos levantamentos mais recentes sobre o tema foi publicado em fevereiro na revista Scientific Reports. A pesquisa feita por médicos da Universidade de Loughborough, no Reino Unido, demonstrou que a perda do tempo de resposta dos olhos pode ser um sinal precoce do declínio cognitivo e se manifestar até 12 anos antes da doença ser diagnosticada.
O Que a Saúde Visual Pode Revelar Sobre o Cérebro?
Além dessa lentidão na resposta do processamento visual, os olhos podem ajudar a diagnosticar o Alzheimer a partir de outros pontos. Alguns estudos mostram que, em pessoas com declínio cognitivo, a área não vascularizada no centro da retina se expande, o que pode ser um indicativo da presença da doença neurodegenerativa.
Uma pesquisa publicada em 2018 no periódico JAMA Ophthalmology sugeriu que esse aumento da “área morta” da retina pode ser observado em consultas com o oftalmologista até 17 anos antes dos sintomas do Alzheimer. Isso demonstra como a saúde dos olhos está intimamente ligada ao bem-estar do cérebro.
Quais Sinais Podemos Observar nos Olhos?
Existem vários sinais que os olhos podem dar sobre o declínio cognitivo:
- Lentidão na resposta visual: o tempo que o cérebro leva para processar o que está enxergando se torna mais longo.
- Aumento da área morta da retina: a área não vascularizada no centro da retina aumenta.
- Perda da capacidade de avaliar profundidade: pacientes com Alzheimer têm mais dificuldade em perceber profundidade e desorientação frequente.
- Olhar vago: ausência de concentração e incapacidade de interagir com o que se vê.
Como os Sinais nos Olhos Podem Indicar Outras Doenças Neurodegenerativas?
O Parkinson, o Alzheimer e a demência são doenças neurodegenerativas que afetam principalmente a população idosa. As condições são progressivas e, com o passar do tempo, o paciente torna-se mais dependente do cuidado de terceiros. É comum que, no estágio inicial, os sintomas sejam confundidos com o processo natural do envelhecimento.
Entre os primeiros sinais, notar uma lentidão incomum na resposta visual pode ser uma indicação. Além disso, observar mudanças na forma como os indivíduos avaliam profundidade ou um olhar mais vago pode alertar para o desenvolvimento dessas doenças.
O Que Fazer ao Notar Esses Sinais?
A observação atenta e a busca por ajuda médica são cruciais. Se você notar esses sintomas em alguém próximo ou em si mesmo, é aconselhável procurar a orientação de um neurologista. O diagnóstico precoce do declínio cognitivo ajuda a controlar a sua progressão e dá mais qualidade de vida a pessoas com demência ou Alzheimer.
Fique atento a estas indicações:
- Procure atendimento médico especializado ao notar mudanças na resposta visual.
- Realize exames regulares com oftalmologistas, especialmente após os 65 anos.
- Incentive familiares e amigos a estarem atentos a esses sinais.
Essas ações podem fazer uma diferença significativa na qualidade de vida do paciente e no manejo da doença.