Saldo do FGTS via PIX esta DISPONÍVEL! Saiba como Utilizar
Enquanto setembro se desdobra, uma luz no fim do túnel brilha para os trabalhadores: a chance de terem acesso ao saldo do seu FGTS através do Pix. Em meio a esta espera, testes estão ocorrendo para garantir uma implementação otimizada e inovadora, com o claro objetivo de tornar mais fácil a vida desses beneficiários.
Os testes irão acontecer até novembro de 2023, e a partir de janeiro de 2024, o esperado FGTS Digital do Governo Federal entra em vigor. Entenda mais sobre esse novo formato nos parágrafos seguintes.
Entendendo o FGTS Digital

Conhecido também como FD, o FGTS Digital é um projeto ousado liderado pelo governo federal com o intuito de melhorar inúmeros aspectos do sistema atual. O objetivo é tornar mais transparente e otimizar a coleta de recursos e informações providas tanto para trabalhadores quanto para empregadores. Além disso, busca-se aperfeiçoar a fiscalização, o processo de lançamento e a cobrança dos valores referentes ao FGTS.
Como funciona a nova função do FGTS digital?
Através da integração com o eSocial, que registra as informações salariais dos empregados, os empregadores poderão contar com um sistema que facilita a criação de guias personalizadas. Além disso, permitirá o recolhimento de várias competências em apenas um documento, o que trará economia de tempo e recursos operacionais. Processos como estorno, restituição, compensação e parcelamento também serão 100% digitalizados.
Uma série de ferramentas de gestão e transparência estarão à disposição para facilitar a interação entre empregador e o Fundo. Recursos como relatórios detalhados, extratos consolidados ou individualizados por trabalhadores, além de consultas para verificar pendências, são algumas das facilidades que serão inseridas.
Leia Mais: Bolsa Família em setembro de 2023: Calendário de pagamentos LIBERADO! Veja
Como isso muda a forma de utilizar o PIX?
O FGTS Digital escolheu o Pix como o único meio para o recolhimento do FGTS. O sistema de pagamento instantâneo do Banco Central facilita transferências seguras e instantâneas entre contas, 24 horas por dia, sete dias por semana. O empregador poderá realizar os pagamentos utilizando uma conta corrente, poupança ou até mesmo uma conta de pagamento pré-paga.
O uso do Pix é gratuito para pessoas físicas pagadoras. Adotar o Pix como método de pagamento oferece uma gama amplo de opções, pois são mais de 700 instituições aprovadas pelo Banco Central para efetuar transações, ampliando as possibilidades e saindo das limitações de um número restrito de instituições conveniadas.
Além das facilidades discutidas até aqui, o Pix ainda oferece uma ferramenta que garante a imediata transmissão dos valores pagos. Isso não só contribui para uma melhor gestão dos fundos por parte da Administração Pública, como também para o gerenciamento das obrigações referentes ao FGTS por parte dos empregadores.
Leia Mais: Bolsa Família: Agosto traz BÔNUS DE R$ 460,00!