Saque de Natal FGTS: A hora de aproveitar ou de se arrepender? Confira AQUI!
Não é novidade que o final do ano pode ser um período de aperto financeiro para muitos brasileiros. Com todos os gastos extras, o desejo de oferecer um presente de Natal especial aos entes queridos, e a necessidade de acertar todas as contas que se acumulam, a ideia de fazer o saque do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) pode soar bastante atrativa. A pergunta que fica é: será essa a melhor opção para encarar este momento de aperto financeiro iminente?
Somente em casos bem específicos é que se torna viável sacar o FGTS sem estar atrelado a problemas de saúde, aposentadorias, financiamentos imobiliários ou situações de calamidade pública. Uma dessas possibilidades é o saque-aniversário, que permite liberar até 50% do valor disponível na conta do trabalhador, e também oferece a opção de antecipar as parcelas dos próximos anos.
Como funciona a liberação do saque-aniversário do FGTS?

Pela regra original, o saque-aniversário do FGTS é realizado uma vez por ano, no mês de aniversário do trabalhador. O valor que pode ser sacado varia de 5% a 50% do saldo disponível na conta. Entretanto, para efetivar este saque, é preciso abrir mão do saque-rescisão, optando pela mudança de modalidade padrão do FGTS até o último dia do mês de seu aniversário, através do app oficial. Caso essa mudança não seja feita a tempo, o saque só poderá ser realizado no próximo ano.
Leia mais: Nome sujo no Serasa? Consulte todas as Dívidas com o seu CPF!
Afinal, vale a pena sacar o FGTS no final do ano?
A resposta para essa pergunta não é simples e depende da situação financeira e empregatícia de cada indivíduo. Para alguns, essa pode ser uma excelente opção, enquanto para outros, a decisão pode acarretar em problemas futuros. Seguem algumas considerações a se pensar:
Vale a pena quando:
- Você está em um emprego estável e as chances de ser demitido são mínimas;
- O dinheiro será usado para uma situação de emergência real;
- Há uma quantia considerável disponível para saque.
Leia mais: Nova programa Lei da Receita Federal é anunciado! Veja as NOVAS Possibilidades!
É inútil quando:
- Você tem pouco tempo de serviço e há o risco de ser demitido;
- O valor será usado para gastos supérfluos;
- O dinheiro disponível para saque ainda é muito baixo.
Portanto, antes de tomar a decisão de sacar ou não seu FGTS no final do ano, é importante fazer uma análise cuidadosa de suas necessidades e possibilidades, e talvez até buscar o conselho de um especialista financeiro.