Jornal dia
Seu jornal de notícias

Surpresa! INSS libera quantia bilionária para aposentados e pensionistas. Saiba como consultar.

0

Parte dos aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) está comemorando nesta quarta-feira (04) com a liberação de uma quantia bilionária. Esta grana extra chega em um momento oportuno, especialmente se considerarmos que o tão aguardado 14° salário ainda não foi aprovado e segue apenas como um Projeto de Lei. Ao longo do ano, esses beneficiários costumam receber um pagamento mensal fixo, mas sempre estão atentos a outros possíveis abonos.

Neste mês de agosto, o Conselho da Justiça Federal autorizou um pagamento de R$2,6 bilhões para quitar os atrasados do INSS e outros precatórios. Esses são os pagamentos devidos por decisões judiciais proferidas no último mês de junho. Portanto, aposentados e pensionistas que esperavam por esses pagamentos já podem respirar aliviados, pois a verba está disponível.

Detalhes da Liberação Bilionária do INSS

De acordo com o portal ‘Extra’, esses R$2,6 bilhões destinados aos beneficiários do INSS beneficiarão mais de 167 mil pessoas. Cada Tribunal Regional Federal (TRF) irá determinar um cronograma próprio para liberar esses pagamentos, o que significa que os beneficiários precisam ficar atentos às informações específicas da sua região.

Quais Beneficiários Terão Direito?

A liberação dos recursos seguirá um critério baseado no valor que os segurados recebem e o número final do NIS (Número de Identificação Social). Aqueles que recebem até um salário mínimo e têm o NIS terminado em 8, por exemplo, já podem acessar o pagamento. Da mesma forma, quem recebe acima de um salário mínimo e possui o NIS finalizado em 3 e 8 também terão a quantia liberada nesta quarta-feira (04).

Como Consultar os Pagamentos Liberados pelo INSS?

Para saber se você tem direito a essa liberação bilionária, você pode entrar no site do Tribunal Regional Federal correspondente à sua região. Cada TRF disponibiliza um cronograma detalhado para consulta. Veja a seguir alguns passos para verificar seu pagamento:

  1. Acesse o site do Tribunal Regional Federal da sua região.
  1. Procure pela seção de precatórios e atrasados do INSS.
  1. Insira suas informações pessoais para verificar o status do pagamento.
  1. Confira o cronograma e as datas de liberação.

O Papel do INSS na Vida dos Aposentados e Pensionistas

O INSS, criado em 27 de junho de 1990, é um dos pilares do sistema previdenciário brasileiro, beneficando mais de 39 milhões de aposentados e pensionistas em 2024, conforme informações do portal ‘O Globo’. Para muitos, é a principal fonte de renda e assegurar que esses pagamentos sejam realizados de forma adequada é crucial para o bem-estar desses cidadãos.

Portanto, a recente liberação bilionária de recursos é um alívio significativo para os beneficiários. Se você faz parte desse grupo, fique atento aos cronogramas regionais e aproveite essa grana extra com responsabilidade!