TUDO que Você Precisa Saber para Acessar seu FGTS em Casos de Doenças GRAVES. Consulte Seus Direitos!
Muitos trabalhadores talvez não saibam, mas o benefício do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) pode atender não apenas àqueles que são demitidos sem justa causa. Em certos casos, se você estiver lutando contra uma doença grave, pode se beneficiar do seu FGTS antes mesmo de um desligamento da empresa. Entenda como esta medida pode ser uma ajuda valiosa em um momento de saúde precária.
O FGTS é uma proteção garantida por lei ao trabalhador brasileiro. Originado de depósitos mensais efetuados pelo empregador em uma conta específica da Caixa Econômica Federal, o fundo serve como uma espécie de quadra de segurança para momentos de adversidade. Embora seu uso primário seja para casos de demissão sem justa causa, existem outras situações em que ele pode ser acessado.
Quando posso sacar meu FGTS?

Uma das circunstâncias que permitem o uso do FGTS é a ocorrência de doenças graves que impossibilitam o trabalhador de exercer suas funções ou que deterioram significativamente sua qualidade de vida. Dentre as enfermidades que possibilitam o saque do FGTS estão a Cardiopatia Grave, a Paralisia Irreversível e Incapacitante, a Hepatopatia Grave, a Cegueira, entre outras.
Leia mais: Como Renegociar Suas Dívidas com 90% de desconto no Programa Desenrola Brasil: Veja Agora!
Como comprovar minha condição?
Para acessar o FGTS devido a uma enfermidade grave, é necessário apresentar um relatório médico que esclareça o diagnóstico e o estágio da doença. Além disso, exames médicos atualizados e avaliações de especialistas auxiliarão na comprovação da condição. A Caixa Econômica Federal exige também certificados e laudos médicos oficiais, uma vez que esses documentos fornecem informações cruciais sobre a gravidade da doença.
Leia mais: STF Anuncia Adiamento do julgamento da correção do FGTS: Veja Agora!
Como solicitar o saque do FGTS por motivos de saúde?
Para fazer a solicitação, o trabalhador pode optar por utilizar o aplicativo FGTS ou se dirigir pessoalmente a uma agência da Caixa Econômica Federal. Independentemente da opção escolhida, a Perícia Médica Federal será responsável por avaliar a documentação apresentada.
Em momentos de fragilidade de saúde, ter o benefício do FGTS disponível pode trazer algum alívio financeiro. Portanto, é de suma importância que os trabalhadores estejam cientes de seus direitos e mantenham-se atualizados sobre as condições que lhes permitem acessar este recurso. O FGTS é, afinal, um aliado crucial em tempos de necessidade.