UEGENTE! Saiba como obter descontos na luz e aluguel gratuito com o CadÚnico em 2024!
A notícia de hoje é sobre um auxílio muito importante para famílias de baixa renda no Brasil: o programa CadÚnico do Governo Federal, que oferece, entre vários benefícios, descontos na fatura de luz e aluguel gratuito.
O que é o CadÚnico?
O Cadastro Único, ou CadÚnico, é um sistema do Governo Federal que atua como uma espécie de banco de dados. Ele reúne informações sobre a população em situação de vulnerabilidade social e oferece uma série de benefícios assistenciais, sendo os mais destacados o desconto na fatura da luz e um auxílio para o aluguel de uma moradia.
Para fazer parte do CadÚnico e ter direito a esses benefícios, é necessária a comprovação de alguns critérios, se adequando, assim, a um perfil específico de beneficiário.
![](https://jornaldia.com.br/wp-content/uploads/2024/02/image-63-1024x683.png)
Como ser Isento da conta de luz com do Cadastro Único?
O programa Tarifa Social de Energia Elétrica oferece isenção ou descontos no valor da fatura de luz para famílias que se enquadram nos requisitos de baixa renda. Os descontos são proporcionais ao consumo de energia elétrica e podem variar entre 65% para consumo mensal de 0 a 30 kWh, até 10% para consumo de 101 a 220 kWh. Acima de 221 kWh não há descontos.
Os critérios para ter direito à Tarifa Social são: ser beneficiário da tarifa residencial de baixa renda, ter uma renda familiar per capita inferior a meio salário mínimo ou uma renda mensal de até três salários mínimos, no caso de famílias que possuem pessoas com deficiência que necessitam do uso contínuo de aparelhos elétricos.
Leia Mais: Bolsa Família Sozinho não dá mais? Revisão tira benefício de famílias com 1 membro!
Como obter Aluguel gratuito?
O auxílio para o aluguel pode ser disponibilizado tanto por iniciativas das prefeituras locais, quanto pelo Governo Federal, por meio de um programa chamado Aluguel Social. Nele, é feito um pagamento mensal às famílias desabrigadas, dando a elas condições mínimas de moradia.
O benefício é temporário, até que a família consiga se sustentar por conta própria, e as famílias que o recebem costumam ser priorizadas na inclusão em programas habitacionais, como o “Minha Casa Minha Vida”.
Leia Mais: ATENÇÃO! Aposentados e Pensionistas NÃO terão Benefício Suspenso!
Como se cadastrar no CadÚnico?
Para fazer parte do CadÚnico, é necessário que a família se enquadre nos critérios de renda e composição familiar estabelecidos pelo Governo Federal. A renda mensal per capita deve ser de até meio salário mínimo ou a renda familiar total não pode ultrapassar três salários mínimos.
Além disso, famílias em situação de rua, agricultores familiares, quilombolas, indígenas, pescadores artesanais, comunidades tradicionais, pessoas com deficiência e idosos que moram sozinhos podem se cadastrar no CadÚnico.
Em caso de quesitos preenchidos, basta buscar o Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) mais próximo, levando os documentos necessários para a inscrição.
Além do responsável familiar, todos os familiares devem apresentar, pelo menos, um documento com foto, CPF ou título de eleitor. Caso o responsável familiar seja indígena ou quilombola, pode apresentar o RANI, o Registro Administrativo de Nascimento do Indígena.
Essa é uma grande oportunidade para as famílias que precisam de apoio para bancar as despesas básicas. Esperamos que o número de beneficiados por esse programa possa aumentar sempre, oferecendo mais qualidade de vida para essas pessoas.