Jornal dia
Seu jornal de notícias

Vale-gás: um alívio para as famílias vulneráveis em 2023

0

Nós estamos em 2023, diante de uma situação ainda recente no Brasil que é o lançamento de um programa voltado a minimizar a inacessibilidade ao gás de cozinha. Desde o último ano, famílias se tornaram beneficiárias do que ficou conhecido como vale-gás, através de pagamentos bimestrais. Agosto marca mais uma rodada dessas transferências do auxílio.

Com o vale-gás em mãos, a expectativa é que os lares vulneráveis consigam comprar um botijão de gás de 13 kg para uso doméstico. Tem se tornado um desafio adquirir esse produto, pois seu preço teve uma elevação notória em todo o país no último ano – ultrapassando a marca de R$ 120 em certos estados – segundo informações da Agência Nacional do Petróleo (ANP).

Mas afinal, o que é o vale-gás?

O vale-gás surgiu como um tipo de auxílio financeiro voltado para a compra de botijões de gás, principalmente por famílias em situação de vulnerabilidade. Ele foi criado pelo governo federal em meio a uma preocupante situação. Diante da impossibilidade de comprar botijões, algumas famílias acabavam recorrendo ao fogão a lenha ou gases que colocavam em risco a saúde e a segurança de seus membros.

Leia Em seguida: Questões Pessoais ou Profissionais? Bolsonaro Quer Mãe de neta no Comando da InvestSP

Qual a trajetória do programa vale-gás?

Inicialmente, o valor oferecido pelo vale-gás equivalia a 50% da média nacional para o botijão de 13 kg. Na metade do ano de 2022, por decisão do presidente da república Luiz Inácio Lula da Silva, foi instituído que o vale-gás deveria cobrir 100% do valor médio nacional do botijão. Sendo assim, ficou estabelecido por lei que a partir deste ano, as famílias com direito ao benefício teriam garantida a cobertura integral do preço do botijão de gás.

Leia Em seguida: Descubra como a redução da taxa Selic pode aumentar o retorno dos seus investimentos em 2023

Quem pode se beneficiar com o vale-gás?

Para se beneficiar do auxílio, é necessário se cadastrar no Cadastro Único, possuir renda familiar de no máximo meio salário mínimo por pessoa e estar entre os grupos prioritários, que são beneficiários do Bolsa Família ou do Benefício de Prestação Continuada (BPC). Contudo, receber esses benefícios não garante o acesso automático ao vale-gás.

Como é feita a transferência do vale-gás?

Quando o governo possui recurso, ele adiciona novas pessoas ao programa. A transferência é realizada diretamente na conta do Caixa Tem. Para conferir a data de pagamento, os beneficiários devem analisar o último dígito do Número de Identificação Social (NIS), cada número final possui uma data específica. Portanto, a partir do dia 18 de agosto, os beneficiários começam a receber o vale-gás de acordo com o cronograma estabelecido.

“`