Veja a Possível Data dos Pagamentos do Décimo Terceiro do Bolsa Família!
O ano de 2023 tem sido repleto de incertezas para os beneficiários do Bolsa Família. A dúvida principal está no pagamento do 13º, o abono natalino, um benefício extra que fora incluso apenas em 2019 durante a presidência de Jair Bolsonaro e que não mais se repetiu nos anos seguintes.
O que foi decidido?
De acordo com declarações do ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias, realizadas em março ao jornal “O Estado de S. Paulo”, o governo federal não possui planos de retomar o pagamento dessa gratificação. Essa novidade preocupou muitos beneficiários, que contavam com esse valor adicional para suprir suas necessidades básicas.
Leia mais: Veja Quando Será Pago Valor do PIS ano-base 2022; Veja COMO Se Preparar!
Quando foi a última vez que o Bolsa Família pagou o 13º?
Para esclarecer, o décimo terceiro no Bolsa Família foi distribuído pela última vez no ano de 2019. Naquele ano salutar, além de receberem o benefício padrão, os beneficiários foram agraciados com um pagamento extra equivalente a uma parcela adicional em dezembro, o chamado abono natalino.
A situação mudou em 2020 quando o Bolsa Família foi solidificado pelo Auxílio Brasil e o pagamento do 13º foi interrompido. Claramente, essa mudança gerou impactos significativos para os beneficiários, já que a ausência do pagamento do 13º reduziu o orçamento familiar destes.
Leia mais: Aberta a renegociação do Fies 2023 – Saiba como reduzir em até 99% SUA dívida
O que há para 2023?
Com a eleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 2022, o Bolsa Família foi retomado pelo Governo Federal em 2023. No entanto, os beneficiários enfrentam um novo impasse: o pagamento do 13º ainda não foi confirmado. O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) não deu nenhum esclarecimento até o momento sobre a possibilidade de concessão desse benefício no ano de 2023.
No entanto, o calendário de pagamentos do Bolsa Família para o mês de novembro de 2023 já foi liberado, seguindo seu costumeiro formato de distribuição pelo número final do Número de Identificação Social (NIS). Tendo como início o dia 17 de novembro aos beneficiários com NIS final 1, estendendo-se até o dia 30 de novembro para aqueles com NIS final 0.
Detalharemos novidades sobre este assunto assim que estiverem disponíveis.