VEJA Mudanças na Prova de Vida do INSS em 2023!
Contribuintes do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) enfrentam mudanças significativas em 2023 na chamada prova de vida. Anteriormente a responsabilidade do segurado, agora cabe ao governo federal verificar e confirmar o status de vida dos beneficiários. Essa inversão de responsabilidades simplifica o processo para muitos, mas também levanta uma série de questões sobre como a prova de vida será avaliada e realizada.
Tradicionalmente, os beneficiários do INSS tinham que fazer a prova de vida anualmente, em pessoa, no banco onde os benefícios eram recebidos ou via aplicativo Meu INSS. Este processo era uma forma do INSS confirmar a continuidade do recebimento de benefícios de longo prazo, como aposentadorias e pensões. Com as alterações, como essa verificação é feita passou por grandes mudanças.
O que mudou na prova de vida do INSS em 2023?

Agora, o INSS irá cruzar uma variedade de dados dos beneficiários nos dez meses posteriores ao seu nascimento para validar seu status de vida. Se depois deste prazo não houver confirmação, o INSS irá notificar o segurado por meio do aplicativo Meu INSS, ligação telefônica da Central 135 ou pelo banco do beneficiário para que a prova de vida seja realizada em até 60 dias.
Caso a prova de vida não seja realizada dentro deste prazo, um servidor do INSS visitará o endereço registrado pelo segurado para executar a prova de vida. Isso reforça a importância do segurado em manter seus dados atualizados, seja via aplicativo ou site do Meu INSS.
Leia mais: 13º no Bolsa Família 2023? ÓTIMAS Expectativas e Novo Calendário de Novembro!
E se a prova de vida ainda não for realizada?
Se nenhuma confirmação for obtida mesmo após a visita de um servidor do INSS, o pagamento será bloqueado por 30 dias. Durante esse período, o segurado ainda pode fazer a prova de vida através da rede bancária ou pessoalmente em uma agência do INSS. Caso ainda assim a prova de vida não seja feita, a suspensão da renda previdenciária será mantida por seis meses, ocasionando o cancelamento do benefício.
O detalhamento dessas etapas serve para assegurar que fraudes ou golpes sejam evitados, garantindo que quem realmente precisa dos benefícios os receba devidamente.
Leia mais: INSS Revisão da Vida Toda; O que mudará para os Aposentados? TUDO que os Aposentados Precisam Saber!
Como a prova de vida pode ser confirmada em 2023?
O governo tem autorização para cruzar diversas informações dos beneficiários para confirmar a prova de vida. Estas ações só podem ser executadas pelo próprio beneficiário, e incluem, mas não se limitam a: utilização do aplicativo Meu INSS, realização de empréstimo consignado reconhecido biometricamente, atendimento presencial nas agências do INSS, atualização do CadÚnico, votação nas eleições, e declaração do Imposto de Renda, seja como titular ou dependente.