Jornal dia
Seu jornal de notícias

Veja Como Realizar a Prova de Vida do INSS Digitalmente: Não perca!

0

Em uma tentativa de evitar fraudes no recebimento mensal de beneficiários do INSS e manter a base de dados atualizada, o Governo Federal instaurou a Prova de Vida – um procedimento obrigatório e anual para aposentados, pensionistas e anistiados políticos civis. Para garantir maior facilidade e evitar o deslocamento físico, a Prova de Vida pode agora ser realizada de maneira digital, através do aplicativo Gov.br.

O que é a Prova de Vida?

A Prova de Vida é uma iniciativa do Governo que visa confirmar a vida dos beneficiários do INSS, e assim, evitar pagamentos indevidos ou fraudes. Este processo pode ser feito presencialmente em órgãos pagadores ou terminais bancários, ou de forma digital no aplicativo Gov.br.

Leia Mais: Novo Salário Mínimo de 2024 Impacta Valor do Seguro-Desemprego!

Quem está apto a utilizar a Prova de Vida digital?

O método digital da Prova de Vida é válido para aposentados, pensionistas ou beneficiários que possuam Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou biometria cadastrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Isso porque as fotos armazenadas nesses órgãos serão usadas durante o processo de reconhecimento facial no aplicativo.

Leia Mais: Saiba Tudo Sobre o Auxílio Gás 2024: Requisitos, Cadastro e muito mais!

Passo a passo para realizar a Prova de Vida digital

Primeiramente, baixe o aplicativo Gov.br disponível para Android e IOS. Depois, siga as etapas abaixo:

  1. Acesse o aplicativo e selecione a opção “Entrar com gov.br”. Em seguida, digite o número do seu CPF e toque em “Continuar”.
  1. Informe sua senha de acesso – a mesma utilizada em todas as plataformas do Governo Federal – e selecione “Entrar”. Na página inicial do aplicativo, toque em “Prova de Vida”.
  1. Na página “Histórico de prova de vida”, toque em “Prova de vida pendente” para iniciar o procedimento. Então, selecione o botão “Fazer reconhecimento facial” e siga as instruções fornecidas pelo aplicativo. Ao finalizar esse processo, o status da prova de vida deve aparecer como “Autorizado”.

Caso o procedimento seja concluído com sucesso, o cidadão não precisará comparecer a um órgão físico para comprovar a sua vida e continuará recebendo o benefício previdenciário normalmente.

Portanto, a iniciativa digital para a Prova de Vida garante mais comodidade e segurança para os beneficiários do INSS, além de ser um importante meio de evitar fraudes e pagamentos indevidos no sistema previdenciário.