Aprenda como solicitar o Benefício por Incapacidade Temporária online!
O atual Benefício por Incapacidade Temporária, anteriormente conhecido como auxílio-doença, é uma oportunidade para trabalhadores que precisam se afastar do trabalho devido à problemas de saúde.
A solicitação pode ser feita pela internet, sem a necessidade de se dirigir a uma agência. Aqui, explicaremos o processo passo a passo para realizar sua solicitação online.
O que é o Benefício por Incapacidade Temporária?
O Benefício por Incapacidade Temporária é uma compensação dada ao trabalhador que precisa se afastar do seu emprego, seja por motivo de doença ou acidente. Porém, existem diferenças entre solicitar o auxílio por incapacidade temporária comum e aquele decorrente de acidente de trabalho.

O que é necessário para solicitar o benefício por incapacidade temporária?
Antes de tudo, o trabalhador deve se assegurar de que está na condição de segurado pelo INSS. Além disso, é necessário ser aprovado em uma perícia médica, que pode ser realizada virtualmente. Outro fator importante é que o segurado não pode voltar às suas atividades por mais de 15 dias para ter o benefício concedido. Geralmente, também é necessário cumprir uma carência de 12 contribuições mensais ao INSS.
Exceções a esta carência incluem trabalhadores vítimas de acidente de qualquer natureza, portadores de doença profissional e aqueles acometidos por doenças listadas pelo INSS.
Leia Mais: Dicas Estratégicas para Renegociar Dívidas e Reorganizar as Finanças em Tempos de Crise
Como solicitar o benefício por incapacidade temporária pela internet?
Se você precisa se afastar do trabalho e tem direito ao Benefício por Incapacidade Temporária, pode realizar a solicitação online, sem sair de casa. Basta acessar o site Meu INSS e seguir o passo a passo que explicamos a seguir:
- Acesse o site Meu INSS;
- Clique em “Pedir Benefício por Incapacidade”, que está na aba de serviços sem senha;
- Preencha seus dados: nome completo, CPF e data de nascimento;
- Clique em “Novo Requerimento”;
- Clique em “Benefício por Incapacidade Temporária (Auxílio-doença)” e siga as instruções;
- Leia a informação da tela e clique em “Ciente”;
- Confirme suas informações na tela. Se estiverem corretas, clique em “Avançar”.
Leia Mais: Concurso do Ministério Público de Goiás – com salário de R$10.400!
O que fazer depois?
Ao seguir estes passos, você terá concluído a primeira parte da solicitação. O restante do processo inclui a verificação de seus dados cadastrais, o fornecimento de um número de contato e de informações sobre o seu trabalho.
Caso seja aprovado na avaliação do INSS, você receberá o benefício enquanto durar a sua incapacidade de trabalho. Lembre-se de que a reavaliação da sua condição pode ser necessária para a continuação do auxílio.
Caso tenha dúvidas durante o processo, você pode ligar para a Central do INSS pelo número 135.