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Governo Federal Anuncia Parcelas Extras do Seguro-Desemprego para Moradores do Rio Grande do Sul!

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Os brasileiros receberam uma notícia inesperada do Governo Federal sobre a extensão do seguro-desemprego oferecido pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Entretanto, a medida não é para todos os brasileiros. Vamos entender quem são os beneficiados e como eles podem receber essa assistência extra.

Quem São os Beneficiados das Parcelas Extras do Seguro-Desemprego?

Os moradores de seis municípios do Rio Grande do Sul estão na lista dos que receberão a parcela extra do seguro-desemprego. Os gaúchos dessas regiões foram gravemente afetados por chuvas intensas e enchentes nos meses de abril e maio, o que levou à destruição de diversas áreas. Até hoje, os moradores sofrem as consequências dessa tragédia climática.

A especialista Yasmin Nascimento explica os detalhes sobre o seguro-desemprego e como a medida está sendo implementada.

O Governo Liberou Parcelas Extras do Seguro-Desemprego?

Sim, o Ministério do Trabalho e do Emprego (MTE) confirmou a disponibilização de parcelas extras do seguro-desemprego. Veja os detalhes:

  • Duas parcelas extras serão pagas.
  • A medida é parte de um pacote emergencial para o Rio Grande do Sul.
  • O objetivo é apoiar os gaúchos desempregados, diretamente impactados pela tragédia de abril e maio.
  • Moradores de seis municípios serão beneficiados.
  • Até o momento, o governo já liberou 95,7 mil parcelas adicionais, totalizando R$ 167,6 milhões.

Quem Pode Receber as Parcelas Extras do Seguro-Desemprego?

  • Moradores dos municípios de Arambaré, Doutor Ricardo, Rio Grande, São Lourenço do Sul, São Valentim do Sul e Triunfo.
  • Trabalhadores desempregados que já esgotaram as parcelas regulares do auxílio.
  • Desempregados que estavam recebendo o seguro-desemprego antes de 5 de maio deste ano, quando o estado declarou Calamidade Pública.

Como Solicitar o Seguro-Desemprego?

A solicitação do seguro-desemprego pode ser feita de forma digital e presencial. Abaixo, explicamos o passo a passo para cada método:

Passo a Passo para Solicitação Digital

  • Baixe o aplicativo da Carteira de Trabalho Digital no seu celular (disponível para Android ou iOS).
  • Faça o login com a conta Gov.br.
  • Autorize a utilização dos seus dados pessoais.
  • Clique em “Benefícios” e em seguida em “Seguro-Desemprego” e em “Solicitar”.
  • Acesse a aba ‘Seguro-Desemprego’.
  • Selecione a opção em que se encaixa e clique em continuar.
  • Para concluir a solicitação, informe a modalidade.

Opcional: Solicitação Presencial

O trabalhador também pode fazer o pedido presencialmente em uma das Superintendências Regionais do Trabalho. Nesse caso, o agendamento deve ser feito pela central 158.