Jornal dia
Seu jornal de notícias

Novos lançamentos de concursos do INSS e mais convocações? Veja Agora!

0

Em uma busca para solucionar a situação alarmante do deficit de servidores, o presidente da República recebeu um ofício da Federação Nacional de Sindicatos de Trabalhadores em Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social (Fenasps) pedindo a realização de um novo concurso para o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e a convocação dos aprovados no cadastro de reserva do último edital. Uma medida que visa agir de maneira efetiva e imediata.

No último concurso, cuja oferta imediata era de mil vagas, mais de 3 mil candidatos excedentes aguardam convocação. Deste número, 250 já foram chamados graças à autorização do Governo Federal e, assim, permanecem 1. 894 aprovados em espera. A realização do referido concurso, no entanto, depende de um decreto presidencial.

Por que a urgência na realização de um novo concurso?

A Fenasps, por meio de seu diretor, já encaminhou e discutiu a demanda com o Ministério de Gestão e Inovação (MGI), mas até o momento não obteve resposta do governo. Durante a discussão, o déficit elevado de servidores foi enfatizado, mesmo após a realização do concurso público em 2022. Recentemente, o pedido de convocação excepcional e também a realização de um novo concurso INSS foi reforçado por um ofício encaminhado pelo presidente do INSS, Alessandro Stefanutto. Isso reforça que a necessidade de um novo concurso é urgente e necessária..

Para ampliar o quadro de pessoal da autarquia, duas notas técnicas foram encaminhadas ao MGI. A primeira se refere à convocação dos 1. 894 candidatos aprovados como técnicos do seguro social. A segunda nota se relaciona com a realização de um novo concurso INSS na Proposta de Lei Orçamentária Anual (PLOA) de 2024, onde 7. 655 vagas foram solicitadas, destinadas para analistas e técnicos.

Leia Mais: Ministro Descarta Pagamento de 13° Bolsa Família: Foco é GERAR Empregos!

Como será a distribuição das vagas após o concurso?

Para melhorar ainda mais a gestão, foram solicitadas e aprovadas pelo Plenário do Conselho Nacional da Previdência Social, no dia 3 de agosto, 1. 574 vagas para provimento da carreira de perito médico federal. Esta carreira, apesar de desenvolver tarefas de perícia médica dos segurados do INSS, não é parte do quadro de pessoal do INSS, mas sim do Ministério da Previdência Social. O salário inicial da carreira, considerando uma jornada de 40 horas, soma R$ 16. 533, 99, incluindo o reajuste do governo, auxílio alimentação e a Gratificação de Desempenho de Atividade de Perícia Médica Previdenciária.

Leia Mais: Novo Calendário Bolsa Família 2023: confira as datas de pagamento de novembro; Receba todas as NOTICIAS Agora!