Jornal dia
Seu jornal de notícias

Abono salarial PIS/PASEP libera mais UM saque para quinta-feira. SAIBA como resgatar!

0

Em 2023, o Governo Federal concluiu o processo de pagamento do benefício salarial PIS/PASEP, disponibilizando os fundos para retirada pelos trabalhadores elegíveis. Com grande relevância para o trabalhador formal brasileiro, este abono já teve sua liberação iniciada em janeiro, alcançando seu término em julho. Agora, é o momento de retirar seu dinheiro, seguindo especificidades exigidas pelo sistema atual.

Para saque do valor acumulado, é necessário que os trabalhadores se dirijam aos respectivos bancos responsáveis pelo pagamento. No caso de servidores públicos, que são beneficiários do PASEP, o Banco do Brasil é o determidado para tal fim. Já para os trabalhadores da iniciativa privada, a Caixa Econômica Federal é quem irá disponibilizar o valor do PIS. Quem ainda não fez seu saque, é indicado que procure o banco o mais rápido possível.

Quem tem direito a esse abono salarial do PIS/PASEP?

Diferentes critérios são utilizados para determinar a elegibilidade para o pagamento do PIS/PASEP. Entre eles, é importante que o trabalhador tenha tido emprego formal durante o ano de 2021, que era a referência para os pagamentos de 2023. Além disso, sua média salarial anual não deve ultrapassar dois salários mínimos. Outro requisito importante é que o trabalhador deve estar registrado no PIS/PASEP há pelo menos cinco anos.

Além disso, o valor que será disponibilizado para saque irá variar de acordo com o tempo que o trabalhador passou empregado durante o ano de referência. Para se chegar ao valor, é necessário dividir o salário mínimo atual, que é de R$ 1.320, por 12. Esse cálculo deve ser multiplicado pelo número de meses que o trabalhador esteve empregado no ano de referência. No entanto, para contar um mês como trabalhado, o trabalhador deve ter passado pelo menos 15 dias empregado.

Leia mais O que fazer para receber o auxílio-gás? Como sei se estou na lista?

Quando serão os pagamentos em 2024?

Em relação ao pagamento do PIS/PASEP para o ano de 2024, ainda não há uma definição clara devido aos atrasos ocasionados pela pandemia e que afetaram o calendário do abono. Tradicionalmente, o calendário de pagamentos do PIS é divulgado no fim de dezembro para o próximo ano, mas ainda não há informações sobre as datas de pagamento e os valores das parcelas para o ano-base 2022.

Ficar atento a essas informações é fundamental para garantir o acesso ao benefício e entender todas as determinações que regem esse tipo de remuneração extra. Em tempos de incertezas causadas pela pandemia, cada centavo a mais no bolso do trabalhador pode fazer uma grande diferença.

Leia mais Veja Como Consultar Seus Registros da Carteira de Trabalho Usando Apenas o CPF!