Alerta! FGTS bloqueado: Entenda o que está em jogo para o trabalhador!
Recentemente, o Ministro do Trabalho, Luiz Marinho, anunciou esforços para encerrar o saque-aniversário e liberar o FGTS bloqueado o famoso (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço). Essa notícia gerou um aumento nas tentativas de golpes vinculados ao benefício, com muitos bancos supostamente oferecendo a liberação antecipada do FGTS.
O saque-aniversário permite que o trabalhador retire anualmente uma parte do fundo, que é de fato uma espécie de empréstimo. Ao aceitar a antecipação, o trabalhador recebe de maneira imediata o dinheiro que seria pago durante três, cinco ou até dez anos. Mas, isso também gera uma taxa de juros que reduz o valor final liberado pelo banco.
A crítica do Ministro do Trabalho por causa do FGTS bloqueado

Luiz Marinho critica essa modalidade de saque já que o problema do FGTS bloqueado esta prejudicando muitos trabalhadores, alegando que ela desvirtua a real finalidade, que é de fornecer assistência financeira a quem é demitido sem justa causa, se aposenta, adoece, entre outras situações. Na visão do Ministro, ao liberar parte do fundo anualmente, existe o risco de o cidadão zerar sua conta ao optar por antecipar as parcelas por isso o FGTS bloqueado.
Então, a antecipação do saque-aniversário é ilegal?
Não, a antecipação do saque-aniversário é perfeitamente legal. O cidadão autoriza, por meio do aplicativo, os bancos que podem consultar o saldo mas só se você não estiver com o FGTS bloqueado, para a simulação de quanto é possível emprestar e qual será a taxa de juros aplicada, tendo como consignado o valor do saque-aniversário.
Leia mais Descubra como o Kit Antena pode modernizar a sua TV; Oportunidade para famílias do CadÚnico!
Ações contra o assédio bancário
O problema, atualmente do FGTS bloqueado, reside no assédio dos bancos aos consumidores, com ligações excessivas oferecendo a antecipação do saque-aniversário, especialmente considerando que essa modalidade de empréstimo pode deixar de existir em breve. Quem se sentir incomodado com o assédio pode se cadastrar no portal “Não Me Perturbe”, e a partir disso, deixará de receber ligações de telemarketing.
Apesar das críticas e do possível fim do saque-aniversário, a prática ainda é legal e útil para quem precisa de um montante considerável de dinheiro de forma imediata. Contudo, é sempre importante ficar atento e pesquisar minuciosamente sobre as condições e taxas envolvidas antes de tomar qualquer decisão financeira.