Antecipação do 13°: INSS começa pagamento para quem ganha até 1 salário mínimo!
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) está prestes a iniciar o pagamento da antecipação da primeira parcela do 13º salário, juntamente com o benefício do mês de maio. Esta fase beneficiará principalmente os cidadãos que ganham até um salário-mínimo. Vale ressaltar que os primeiros contemplados para receber os créditos são os segurados que possuem o número de identificação social (NIS) com final 1.
Esta é uma excelente notícia, principalmente para quem ganha até o salário-mínimo e está apertado financeiramente. A partir de 1º de junho, também receberão a antecipação os segurados que ganham mais que o piso nacional e têm cartão do NIS com final de inscrição 1 e 6. Todos os pagamentos ocorrerão até o dia 7 de junho.
Quando normalmente é pago o abono?
Geralmente, o abono é pago entre os meses de agosto e novembro. No entanto, a antecipação do pagamento ocorreu através da assinatura do presidente Luiz Inácio Lula da Silva no dia 4 de maio. É interessante notar que a primeira parcela do 13º salário é isenta de descontos de impostos. Apenas na segunda parcela incide a tributação.
Leia Mais: Benefício Previdenciário para Pessoas com Deficiência no INSS!
Quem tem direito à antecipação?
O abono é depositado para aposentados e pensionistas por morte. Além disso, também têm direito à antecipação aqueles que, neste ano de 2023, receberam auxílio por incapacidade temporária, auxílio-acidente ou auxílio-reclusão. Entretanto, por lei, os segurados que recebem benefícios assistenciais não têm direito à antecipação do 13° salário.
Portanto, esta medida do governo é fundamental para ajudar a movimentar o orçamento de muitas pessoas, principalmente nessa fase de crise econômica que o Brasil enfrenta. E para saber o valor da primeira parcela do 13º salário, basta acessar o aplicativo ou site Meu INSS.
Leia Mais: Novo Órgão que irá Fiscalizar o Bolsa Família e CadUnico!