Aprenda Como calcular o valor do PIS/PASEP 2023!
A espera finalmente acabou! O tão aguardado calendário de 2023 para o pagamento do abono salarial dos Programas de Integração Social (PIS) e de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PASEP) já foi disponibilizado. Devido à pandemia de COVID-19, os pagamentos que seriam feitos em 2021 foram adiados para este ano, beneficiando os trabalhadores que estiveram contratados sob o regime CLT durante algum período de 2021.
Aqui, vamos trazer detalhes a respeito desses pagamentos para 2023, esclarecendo o cálculo do benefício, descrevendo o processo para receber o PIS pelo aplicativo Caixa Tem, ensinando como descobrir o número do PIS/PASEP e quais os requisitos para ser elegível a este abono. Vamos lá?
Qual o valor do PIS/PASEP em 2023?
Para o trabalhador contratado com carteira assinada por pelo menos 30 dias em 2021, há a garantia da concessão desse extra no seu salário. O valor do PIS/PASEP é calculado com base no salário mínimo vigente e no tempo de trabalho formal no ano-base. Portanto, para os profissionais que não completaram um ano sob regime CLT, o valor do abono é o resultado do salário mínimo dividido por doze e multiplicado pelos meses trabalhados. Em contrapartida, se o trabalhador manteve o vínculo empregatício durante o ano todo, seu abono salarial será correspondente ao valor do piso nacional atual, que é de R$ 1.302.
Leia mais: Caixa Tem e MEI fecham parceria beneficiando milhares de pequenos empreendedores!
Quais são os requisitos para receber o abono?
Para ser contemplado com o PIS/PASEP, é necessário preencher os seguintes pré-requisitos: trabalhar com carteira assinada por, no mínimo, 30 dias em 2021; ter a carteira de trabalho emitida há pelo menos cinco anos; possuir remuneração mensal de até dois salários mínimos ao longo do ano-base; e ter seu cadastro atualizado na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS). Vale ressaltar que os trabalhadores podem verificar o direito ao abono a partir do dia 5 de fevereiro, através do site Gov.br ou pelo app Carteira de Trabalho Digital.
Leia mais: Como Negociar suas Dívidas com 90% de DESCONTO no Desenrola Brasil!
Quando serão realizados os pagamentos?
Finalmente, o ponto que a maioria dos profissionais aguardava: as datas de pagamento! O calendário de pagamento do PIS/PASEP para 2023 já está disponível e os benefícios começarão a ser pagos a partir de fevereiro para os nascidos nesse mês. A ordem dos pagamentos é organizada de acordo com o mês de nascimento do trabalhador (no caso do PIS) e do último dígito do número de inscrição (para o PASEP). Se quiser mais informações, não deixe de entrar em contato com a Central de Atendimento do Ministério do Trabalho, através do número 158.
Garanta o seu direito e fique atento às datas!