Jornal dia
Seu jornal de notícias

Aumenta Pagamento Mínimo para Beneficiários do INSS em 2024!

0

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) comunicou recentemente uma atualização significativa relacionada à prova de vida exigida para a manutenção de certos benefícios. A etapa, que até então era obrigatória e muitas vezes problemática para pessoas com dificuldades de locomoção, não mais resultará na suspensão do benefício para aqueles que não puderem realizá-la.

A premissa da decisão está no compromisso em assegurar que os beneficiários do INSS, principalmente os que enfrentam maiores desafios para se locomover, não sejam injustamente penalizados por não conseguirem realizar a comprovação de vida.

Convocação para prova de vida será realizada pelo próprio INSS

A partir de 2022, será responsabilidade do INSS convocar os beneficiários para realizar a comprovação de vida. Para isso, está sendo empregada tecnologia de ponta, com o intuito de facilitar o contato e a comunicação com os beneficiários.

As notificações para a prova de vida estão sendo enviadas diretamente aos celulares dos beneficiários, especialmente para aqueles que possuem o aplicativo oficial do INSS, denominado “Meu INSS”.

Novo valor de pagamento mínimo para beneficiários em 2024

Outra mudança importante para os beneficiários do INSS é o reajuste do pagamento mínimo, resultado de uma atualização na Lei Orçamentária de 2024.

A partir de janeiro, os beneficiários poderão contar com um novo valor mínimo de pagamento, estabelecido em R$ 1.412. Em termos práticos, isso significa um acréscimo de R$ 92 em relação ao depósito mensal anteriormente realizado pelo INSS.

Leia Mais: INSS não suspenderá benefícios por falta de Prova de Vida! Realize!

Impacto positivo para milhões de brasileiros

Este reajuste traz impacto direto na vida de milhões de brasileiros que recebem até um salário mínimo. Entre os programas sociais que serão afetados pelo reajuste estão o Benefício de Prestação Continuada (BPC), Auxílio Acidente, Aposentadoria, Benefício por Incapacidade Temporária (antes conhecido como Auxílio Doença), Salário Maternidade, Programa de Integração Social (PIS) e o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PASEP).

Enfatizamos a importância de se manter atualizado acerca das últimas notícias relacionadas ao INSS para assegurar que você esteja recebendo o benefício completo a que tem direito.

Leia Mais: STJ autoriza restituição do Pasep para Servidores! VEJA Quais!