Jornal dia
Seu jornal de notícias

Auxílio-doença pode ser solicitado pela INTERNET? Saiba como!

0

Publicado, pela primeira vez, em 31/10/2023, uma revolução no sistema de solicitação de auxílio-doença promete facilitar a vida de milhares de brasileiros. Agora, os beneficiários desse recurso, disponibilizado pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), poderão solicitar o benefício de forma simples e rápida, direto da comodidade de suas casas, por meio do aplicativo Meu INSS.

O que muda com o novo sistema de solicitação de auxílio-doença?

Auxílio-doença pode ser solicitado pela INTERNET? Saiba como!
Auxílio-doença pode ser solicitado pela INTERNET? Saiba como!

Graças à recente simplificação do sistema, o pedido do auxílio-doença será realizado de uma maneira mais ágil, eficiente e em tempo real. As solicitações serão analisadas online, agilizando o processo e proporcionando uma resposta quase imediata aos solicitantes.

Como funciona o processo de solicitação pelo aplicativo Meu INSS?

Para solicitar o benefício por incapacidade temporária (o popularmente conhecido como auxílio-doença), o segurado precisa apenas do aplicativo Meu INSS, que pode ser baixado tanto para dispositivos Android quanto para iOS. Com a nova implementação, não será mais necessário ter uma conta no portal Gov.br para acessar o serviço.

Leia mais: Anunciado Auxílio Inclusão do Bolsa Família, Saiba quais GRUPOS estão inclusos!

Quais as vantagens desse novo método?

Uma das principais vantagens dessa novidade é a possibilidade de enviar documentos através da internet, economizando tempo e evitando deslocamentos desnecessários. Ademais, com o novo método, um médico perito realizará a análise do pedido a distância, contribuindo para tornar o processo ainda mais ágil e eficiente.

Importante destacar que essa medida, divulgada inicialmente em uma portaria no Diário Oficial da União, surge com o objetivo de reduzir a fila de espera dos pedidos de concessões do INSS. Mesmo sendo uma ação temporária, acredita-se que trará inúmeros benefícios a todos os segurados do instituto.

Leia mais: DIVULGADA! Data da primeira parcela do Décimo Terceiro Salário!

Como fica a situação para quem não tem acesso à internet?

Ainda de acordo com as recentes atualizações, mesmo os cidadãos que não possuem acesso à internet poderão ser beneficiados. Segundo o Ministério da Previdência Social, os servidores das agências do INSS estarão aptos para auxiliar na solicitação do benefício, mesmo sem a presença do cidadão.

Segundo Alessandro Stefanutto, presidente do Instituto Nacional do Seguro Social, ainda está sob estudo se esta medida será implementada em todas as agências do INSS ou se haverá a criação de polos específicos para isso.

Quando o novo sistema entrará em vigor?

Importante salientar que apesar de já anunciada, a medida ainda não tem data para entrar em vigor. Portanto, atualmente ainda é necessário que o segurado crie sua conta no Gov.br para solicitar o auxílio-doença.