Jornal dia
Seu jornal de notícias

Auxílio Gás: Como se inscrever no programa para receber o benefício em poucos passos?

0

O programa social Auxílio Gás, implementado pelo Governo Federal brasileiro, vem auxiliando milhões de famílias em todas as regiões do país, cobrindo 100% do valor do botijão de gás de cozinha. No entanto, a data final para o recebimento do benefício se aproxima em outubro, e muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre como se inscrever e que requisitos devem atender para receber as parcelas deste auxílio significativo.

Diante disso, elaboramos este artigo para esclarecer todas as dúvidas relacionadas à inscrição neste benefício e quem tem direito a ele. Assim, você fica por dentro de todas as informações essenciais para receber o Auxílio Gás antes que ele termine em outubro de 2023.

Quem pode se inscrever no Auxílio Gás?

Auxílio Gás: Como se inscrever no programa para receber o benefício em poucos passos?
Auxílio Gás: Como se inscrever no programa para receber o benefício em poucos passos?

É importante frisar que o Auxílio Gás é voltado para um grupo específico de beneficiários que atendem a certos critérios. Entre eles, estarem com a inscrição ativa no CadÚnico e ter uma renda familiar mensal de até meio salário mínimo por pessoa ou ter um membro da família que receba o Benefício de Prestação Continuada (BPC) do INSS. Além disso, a lei indica que o benefício deve ser concedido “preferencialmente às famílias com mulheres vítimas de violência doméstica que estejam sob o monitoramento de medidas protetivas de urgência”.

Leia Mais: Novo Método de Crédito da Caixa Tem Para MEIs: Veja Como Obter Agora!

Por que nem todos que atendem os requisitos recebem o auxílio?

Apesar de cumprir com essas especificações, nem todas as famílias recebem o Auxílio Gás, e isso se deve ao fato de que os recursos do governo federal não são o suficiente para cobrir todos os inscritos. No entanto, os beneficiários do programa Bolsa Família são priorizados no recebimento deste benefício, embora isso não seja garantia para a aprovação.

Como se inscrever para o Auxílio Gás?

Para aqueles que se enquadram nos requisitos e desejam se cadastrar no Auxílio Gás, aqui vai um passo a passo de como realizar este processo:

  • Baixe o aplicativo do Cadastro Único no seu smartphone.
  • Realize o pré-cadastro através do aplicativo, inserindo todas as informações dos membros da família.
  • O responsável pela família terá até 120 dias para comparecer ao Centro de Referência e Assistência Social (CRAS).

Lembrando que o comparecimento ao CRAS precisa ser presencial e o responsável deverá, obrigatoriamente, levar consigo o CPF ou o título de eleitor para realizar o cadastro. Além disso, será necessário apresentar algum dos seguintes documentos dos outros membros: Certidão de Nascimento, Certidão de Casamento, CPF, Carteira de Identidade, Carteira de Trabalho, Título de Eleitor.

Leia Mais: Saiba Agora Como Evitar A Perda do Benefício CadÚnico: Veja Mais!

Como consultar a situação do auxílio pela internet?

Para saber se você tem direito ao Auxílio Gás, basta consultar a sua situação pelos canais oficiais do Governo Federal: Caixa Tem, Bolsa Família ou CadÚnico. Em todos estes canais, será possível conferir se sua família estará recebendo o auxílio e o Bolsa Família, pois um não exclui o outro. Pelo contrário, quem recebe o Bolsa Família tem mais chances de conseguir a aprovação do auxílio.

Calendário de pagamento do Auxílio Gás em outubro

Com o encerramento do Auxílio Gás em outubro, a Caixa Econômica finaliza os pagamentos após uma pausa em setembro. O pagamento é bimestral, ou seja, acontece a cada dois meses. As famílias receberão ambos os benefícios de uma única vez, de acordo com o calendário fornecido pelo governo. Fique atento aos prazos e garanta o seu benefício antes do fim do programa.