Benefício do Bolsa Família suspenso? Descubra COMO reverter a situação agora!
Notícias alarmantes estão surgindo em todo o Brasil: inúmeras famílias estão recebendo a notificação de que o seu benefício do Bolsa Família foi suspenso. A situação, embora preocupante, não é necessariamente definitiva com solução. Portanto, se você faz parte desse grupo de afetados, vamos esclarecer aqui o que pode ter acontecido, o que fazer e como proceder para solucionar a questão. Siga lendo para mais informações necessárias.
O Bolsa Família é um programa do Governo Federal cujo objetivo é efetivar o direito à alimentação, contribuindo para a superação da situação de vulnerabilidade e pobreza da população. Os beneficiários do programa são famílias carentes que necessitam de assistência para a sua sobrevivência e a de seus filhos. Por isso, qualquer mudança no pagamento deste benefício gera preocupações.
Qual o calendário do Bolsa Família? Fui suspenso?

- NIS final 1: 17 de novembro;
- NIS final 2: 20 de novembro;
- NIS final 3: 21 de novembro;
- NIS final 4: 22 de novembro;
- NIS final 5: 23 de novembro;
- NIS final 6: 24 de novembro;
- NIS final 7: 27 de novembro;
- NIS final 8: 28 de novembro;
- NIS final 9: 29 de novembro.
Leia mais: Telemedicina enfrenta fila do INSS, projeto da USP promete revolucionar o atendimento!
Por que o Bolsa Família pode ser suspenso?
Nos casos de suspensão do Bolsa Família, é comum ocorrer devido à falta de atualização cadastral ou por não cumprimento das condicionalidades de saúde e educação definidas pelo programa. Ou seja, se os filhos não estão frequentando a escola, ou as famílias não estão cuidando da saúde de maneira adequada, o benefício pode ser interrompido.
Leia mais: Pagamento do Bolsa Família 2023 se inicia em 17 de Novembro: Descubra as novas regras!
Como verificar se o Bolsa Família foi suspenso e como reativá-lo?
Mas caso o benefício tenha sido suspenso e você não saiba o que fazer, não se desespere. A suspensão pode ser verificada por meio de uma mensagem no extrato bancário de quem recebe o benefício. Caso a suspensão seja confirmada, pode-se consultar a situação através dos aplicativos CadÚnico (disponível para Android e iOS) e do Bolsa Família (Android e iOS).
Após a consulta, é preciso atualizar seus dados através do aplicativo CadÚnico seguindo alguns passos simples. Caso a situação permaneça a mesma após a atualização, pode-se recorrer ao centro de atendimento do Bolsa Família e do Cadastro Único onde foi feita a inscrição. No local, pode-se apresentar os documentos comprobatórios necessários para regularizar a situação e retomar o recebimento do benefício.