Jornal dia
Seu jornal de notícias

Bolsa família chegou ao fim? Veja milhões de famílias que serão afetadas

0

Recentemente, uma decisão do Governo Federal poderá impactar milhões de brasileiros. Segundo o apresentador do Jornal Nacional, Heraldo Pereira, um aporte no valor de R$ 600, direcionado a famílias de baixa renda por meio do programa Bolsa Família, poderá sofrer cortes a partir de 2024.

Atualmente, o Brasil tem mais de 21 milhões de lares beneficiados pelo programa. A iniciativa desempenha um papel fundamental na distribuição de renda no país.

Contudo, a partir de uma revisão nos cadastros do programa, aproximadamente 1,7 milhão de famílias unipessoais (formadas por apenas um membro) serão excluídas do benefício.

Por que do corte no Bolsa Família?

Em 2023, durante uma análise dos cadastros do Bolsa Família realizada pelo Governo Federal, identificaram-se irregularidades ou duplicidades que resultaram na exclusão de registros de 1,7 milhão de famílias unipessoais. O processo de inspeção cruzou dados do Cadastro Único (CadÚnico) com outras bases do governo.

Além disso, para evitar fraudes e assegurar que o benefício chegue a quem realmente necessita, o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) decidiu por bloquear os depósitos para aqueles que solicitaram o benefício após um prazo determinado. Beneficiários que se inscreveram antes deste período não sofreram afetações.

Bolsa família chegou ao fim? Veja milhões de famílias que serão afetadas
Bolsa família chegou ao fim? Veja milhões de famílias que serão afetadas

Leia mais: Mudanças nos Transtornos Mentais Reconhecidos pelo INSS! Confira quem tem direito aos benefícios!

Como saber se o benefício será bloqueado?

Conforme o MDS, os beneficiários que possuírem irregularidades cadastrais serão notificados através do aplicativo do Bolsa Família ou da Caixa Econômica Federal. Para verificar a situação do CPF, é possível seguir os seguintes passos:

  • Acessar o site da Receita Federal;
  • Clicar em “Consultar CPF”;
  • Inserir o número do documento e a data de nascimento do titular;
  • Clicar em “Consultar”.

Vale ressaltar que é fundamental manter os dados cadastrais atualizados para evitar bloqueios no programa.

Leia mais: ATENÇÃO! Atualização do CadÚnico, famílias Precisam Atualizar Cadastro!

Quem será afetado pelo corte do Bolsa Família?

Os principais afetados pelos cortes do Bolsa Família são os beneficiários que não atualizaram as informações no sistema do Cadastro Único, conhecido como CadÚnico, aqueles encontrados praticando fraudes e os beneficiários que não cumpriram as regras de permanência estabelecidas pelo programa.

O que acontece após a suspensão ou o corte do Bolsa Família?

Após a suspensão ou o corte das parcelas, os beneficiados terão um prazo de 30 dias para regularizar a situação junto ao Centro de Referência em Assistência Social (CRAS).

Depois disso, o Governo Federal terá até 60 dias para analisar os documentos enviados e decidir se os pagamentos serão retomados. No caso de reinício dos pagamentos, as parcelas referentes aos meses em que o benefício esteve suspenso ou cortado serão pagas de maneira retroativa.

Como aderir ao bolsa família?

  1. Verifique os documentos necessários:
    • Documento com foto (RG ou CNH);Título de eleitor ou CPF;Comprovante de endereço;Comprovante de tutela (documento de guarda ou outros documentos que comprovem a tutela do dependente declarado).
    Demais familiares:
    • Documento com foto (RG);CPF;Certidão de nascimento, certidão de casamento;Carteira de trabalho (Quando houver).
    Outros documentos importantes:
    • Comprovante de vacinação;
    • Comprovante de matrícula e frequência escolar dos dependentes;
    • Comprovante de acompanhamento pré-natal, no caso de gestantes.
  2. Acesse o site ou aplicativo MOPS para verificar o posto mais próximo de sua residência ou trabalho.
  3. Compareça ao posto da assistência social, prefeitura ou outro órgão público, conforme determinado pela sua cidade e estado, para passar por uma entrevista.
  4. Leve os documentos necessários para a entrevista. Não é necessário levar toda a família, apenas o solicitante, que pode representar os demais entes familiares.
  5. Durante a entrevista, serão feitas perguntas para confirmar as informações presentes nos documentos apresentados.
  6. Após a entrevista, caso ainda não tenha, você receberá o NIS, que é o número de cadastro para cidadãos que já recebam algum benefício social.

É importante estar atento aos prazos e seguir corretamente as orientações para garantir o cadastramento no Bolsa Família e o acesso aos benefícios.