Jornal dia
Seu jornal de notícias

Brasileiros com o nome SUJO também podem antecipar o saque do FGTS? Veja agora!

0

A legislação brasileira possibilita a todos os trabalhadores, mesmo aqueles que se encontram com o nome em situação de negativação, o direito de receber o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).

O FGTS aplica-se aos trabalhadores contratados sob o regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), o qual ampara a segurança financeira em situações emergenciais. Isso se aplica ao antecipar o FGTS.

Mas o que muda no acesso ao antecipar o FGTS?

Embora seja um direito universal de todos os trabalhadores, a modalidade e o tempo para acesso ao fundo variam dependendo da situação em que se encontra o indivíduo. Inclusive é possível solicitar a antecipação do saque do FGTS.

A antecipação do saque-aniversário, em particular, está disponível para todos, inclusive para aqueles que estão negativados. Este tipo de saque pode ser percebido como uma forma de empréstimo, com a segurança do pagamento garantida pelo fundo.

Leia mais Você pode ter direito a INDENIZAÇÃO do Auxílio Brasil e não sabe; CONFIRA!

Quais são as regras para acessar o saque-aniversário?

É importante ressaltar que o saque-aniversário não é automático, o cidadão tem que optar por ele, abrindo mão do saque-rescisão, que é pago quando ocorre uma demissão sem justa causa.

Caso o trabalhador escolha a opção do saque-aniversário, ele só estará disponível para tal no mês de seu aniversário e em situações como demissão sem justa causa, ele perderá o direito ao saque total do FGTS, ficando agora com a opção de saque-aniversário.

Quais instituições financeiras oferecem a antecipar o FGTS e saque-aniversário?

Muitos bancos atualmente oferecem a possibilidade de antecipação do saque de aniversário, desde o tradicional Banco do Brasil, até os modernos bancos digitais como o Inter e o BMG.

A celebração do acordo para a antecipação do saque do FGTS é bem simples e geralmente o trabalhador recebe o valor integral que deseja antecipar. Os descontos acontecem posteriormente e são debitados diretamente na folha de pagamento do FGTS, sem a necessidade de o trabalhador se preocupar em realizar os pagamentos de forma ativa.

Em resumo, mesmo com nome sujo, os trabalhadores têm a possibilidade de solicitar a antecipação do saque-aniversário. Entretanto, é necessário analisar se essa é a melhor opção, pois a escolha implica em abrir mão de outros direitos associados ao FGTS.

Leia mais Quando poderei SACAR o atraso do PIS/Pasep? Confira AQUI!

FGTS realmente liberou R$ 300 BILHÕES para pagamentos?

Sim, de acordo com informações divulgadas recentemente, o FGTS liberou um valor expressivo para pagamentos. No entanto, para saber se você tem direito a uma parte deste valor, é necessário consultar a situação do seu fundo de garantia, que pode ser feito através do aplicativo do FGTS ou diretamente em uma agência da Caixa Econômica Federal.