Jornal dia
Seu jornal de notícias

Confirmado o vale-gás 2024 foi liberado! Confira o calendário!

0

O benefício do Vale Gás foi oficialmente confirmado para o ano de 2024. Conforme o cronograma do Governo, os depósitos dos recursos irão começar a ser realizados em janeiro, seguindo o Número de Identificação Social (NIS). A estimativa é que cerca de 5,5 milhões de famílias brasileiras sejam beneficiadas.

Confira o calendário de pagamento do vale-gás 2024!

Confirmado o vale-gás 2024 foi liberado! Confira o calendário!
Confirmado o vale-gás 2024 foi liberado! Confira o calendário!
  • NIS de final 1: 13 de fevereiro
  • NIS de final 2: 14 de fevereiro
  • NIS de final 3: 15 de fevereiro
  • NIS de final 4: 16 de fevereiro
  • NIS de final 5: 17 de fevereiro
  • NIS de final 6: 22 de fevereiro
  • NIS de final 7: 23 de fevereiro
  • NIS de final 8: 24 de fevereiro
  • NIS de final 9: 27 de fevereiro
  • NIS de final 0: 28 de fevereiro

A medida, anunciada pelo Governo, tem como principal objetivo amenizar os impactos do alto custo do gás de cozinha no orçamento das famílias mais vulneráveis. Mesmo aqueles brasileiros que não são beneficiários do programa Bolsa Família poderão obter o Vale Gás, desde que cumpram alguns critérios.

Leia mais: DÓLAR NÃO Para de Cair e Reduz o Mercado Financeiro!

Quem tem direito ao Vale Gás?

Para serem elegíveis ao benefício, as famílias devem estar inscritas no Cadastro Único e possuir uma renda per capita de até meio salário mínimo. Aqueles com uma renda total inferior ou igual a três salários mínimos, bem como os beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC), também têm direito ao Vale Gás.

Leia mais: NOVO Teto do INSS 2024 para R$ 7.786! CONFIRA o Mínimo em 2024!

Benefício acumulável e disponível por 120 dias

É importante destacar que o Vale Gás pode ser acumulado com outros benefícios, como o Bolsa Família e o BPC. A quantia será liberada em uma conta digital ou bancária incluída no cadastro do beneficiário.

Se a família não possuir uma conta, será aberta automaticamente uma poupança social digital no Caixa Tem. O dinheiro do benefício estará disponível por um período de 120 dias.

Leia mais: Declaração Anual MEIs 2024! Quais as Obrigações e Importâncias? VEJA!

Contribuição importante para o orçamento familiar

Analistas apontam que o Vale Gás 2024 deve ajudar significativamente milhares de famílias em todo o Brasil a lidar com as despesas do gás de cozinha, proporcionando um alívio no orçamento doméstico. A medida é parte do esforço do Governo para assegurar que todas as famílias possam manter o acesso a este recurso tão essencial.

O “Vale Gás” foi aprovado pelo Congresso e sancionado pelo então presidente Jair Bolsonaro em 2021. O projeto foi mantido pelo atual presidente Lula, que assim como seu antecessor, procura capitalizar eleitoralmente todos os benefícios fornecidos para a população de baixa renda.