Décimo Terceiro: Entenda seus Direitos e Aprenda a Calcular seu Benefício!
Vamos te ajudar a entender melhor sobre o décimo terceiro salário, um benefício que gera bastante expectativa entre os trabalhadores brasileiros registrado. Muitas vezes, a ansiedade vem acompanhada de algumas dúvidas: Tenho direito a essa gratificação? Como é realizado o cálculo do valor que devo receber? Neste artigo, pretendemos esclarecer essas e outras questões. Prepare-se, porque até o final de novembro, a primeira parcela desta bonificação deve ser paga.
Precisamos entender primeiramente como e quando o décimo terceiro é pago para que seja possível realizar um planejamento eficiente do uso desse dinheiro extra. O benefício é dividido em duas etapas: a primeira parcela, correspondente a 50% do valor total, deve ser paga até o último dia de novembro. Nessa parcela, você vai receber metade do seu salário bruto, acrescido de horas extras, comissões ou outros elementos do salário, sem nenhum tipo de desconto.
Quem tem direito ao décimo terceiro salário?
Todos os trabalhadores registrados segundo a CLT têm direito a esse benefício, desde que tenham trabalhado ao menos quinze dias no ano corrente, e não tenham sido demitidos por justa causa. Além daqueles que atuam no setor privado, servidores públicos, aposentados e pensionistas também têm direito a receber o décimo terceiro salário.
Leia Mais: Como MELHORAR seu Bolsa família usando o CadÚnico!
Como calcular o valor do décimo terceiro?
O cálculo é determinado a partir dos meses em que você trabalhou durante o ano. Quem trabalhou durante todos os 12 meses do ano, recebe o valor igual a um salário mensal completo. Porém, no caso de contratações realizadas no decorrer do ano, o trabalhador recebe um valor proporcional ao tempo de contrato. Para realizar o cálculo, divide-se o salário bruto por 12, e em seguida, multiplica-se esse resultado pelo número de meses efetivamente trabalhados.
E se a primeira ou a segunda parcela do benefício não for paga dentro do prazo? Nesse caso, você deve apresentar uma reclamação ao Ministério do Trabalho ou ao sindicato de sua categoria, explicando a situação. Fique atento aos prazos de pagamento dos seus direitos!
Ter conhecimento dos seus direitos é fundamental para garantir que você receba o que lhe é devido. Mantenha-se informado para evitar prejuízos. Lembre-se: conhecimento é poder!
Leia Mais: PIS/Pasep será pago a quem recebe dois Salários Mínimos? Confira!