Jornal dia
Seu jornal de notícias

Fies: Brasileiros se unem em apoio ao programa junto ao ProUni

0

Um recente levantamento realizado pela Genial/Quaest indicou um forte apoio da população brasileira em relação a importantes iniciativas educacionais como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e o Programa Universidade para Todos (Prouni). Esse apoio massivo é evidenciado pelos 68% dos respondentes que se posicionam a favor dessas políticas, que foram amplamente desenvolvidas durante os governos petistas.

O estudo, divulgado no último mês de janeiro, revela uma surpreendente não polarização nas opiniões em relação às políticas educacionais, apesar das conhecidas divisões políticas recentes entre apoiadores de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL). Observa-se que ambos os grupos reconhecem a importância desses programas na promoção da educação superior.

Desenrola Fies 2024: Negocie Sua Dívida e Movimente a Economia do País!
Desenrola Fies 2024: Negocie Sua Dívida e Movimente a Economia do País!

O que dizem os eleitores de Lula e Bolsonaro sobre o Fies e o Prouni?

Conforme a pesquisa, mais eleitores de Lula apoiam o Fies e o Prouni, com 72% de aprovação, enquanto os eleitores de Bolsonaro mostram também uma notável aceitação, com apreciação pelos programas atingindo 62%. Isso indica uma percepção generalizada da importância do acesso à educação superior, independente das preferências políticas.

Existe consenso sobre a educação básica?

Além do apoio às medidas voltadas para a educação superior, os resultados da pesquisa trazem à luz a prioridade que os brasileiros dão para a educação básica. Uma parcela significativa dos entrevistados defende que o governo federal deve direcionar mais atenção e recursos para o ensino fundamental e médio, com uma forte demanda por programas de ensino médio em tempo integral.

Esta visão é majoritariamente compartilhada entre os eleitores dos dois espectros políticos, com 88% dos eleitores de Lula e 84% dos de Bolsonaro apoiando a ideia de fortalecer a educação básica com recursos adicionais e sistemas educacionais mais robustos.

Quais são as próximas expectativas para Fies e Prouni?

Felipe Nunes, diretor da Quaest, enxerga os dados como um claro sinal de que os brasileiros esperam a continuididade e até a expansão de importantes iniciativas no setor de educação. As expectativas estão altas para que ambos os programas não apenas continuem, mas também evoluam, atingindo mais estudantes e proporcionando maiores oportunidades no ambiente acadêmico.

Conclusão

A pesquisa da Genial/Quaest, realizada com 2 mil pessoas presencialmente, possui uma margem de erro de dois pontos percentuais. Com um alto nível de confiança de 95%, os resultados refletem uma forte corrente de apoio às políticas educacionais implementadas, demonstrando uma rara união de opiniões em um ambiente político frequentemente dividido.