Jornal dia
Seu jornal de notícias

Governo ANUNCIA nova orientação para pagamento de retroativos do Bolsa Família

0

Os últimos dias de outubro chegaram com novidades para os beneficiários do programa Bolsa Família. Devido a modificações nos processos para sacar as parcelas que estavam bloqueadas e o fim do bloqueio para muitos de seus beneficiários, os pagamentos estão agora disponíveis para saque. No decorrer deste artigo você encontrará explicações detalhadas sobre tais mudanças e instruções de como sacar os retroativos do Bolsa Família. Além disso, abordaremos o provável reajuste do programa e a data de pagamento do próximo mês.

Como retirar os retroativos do Bolsa Família

Governo ANUNCIA nova orientação para pagamento de retroativos do Bolsa Família
Governo ANUNCIA nova orientação para pagamento de retroativos do Bolsa Família

Até então, o beneficiário do Bolsa Família precisava ir até uma agência da Caixa Econômica Federal portando seu documento de identidade para sacar o valor do programa. Alternativamente, o saque poderia ser realizado através do uso do cartão do Bolsa Família/Cartão Cidadão em caixas eletrônicos.

Contudo, o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social (MDS) anunciou uma mudança em relação a esse processo para facilitar o saque dos valores atrasados. De acordo com Caroline Augusta Paranayba Evangelista, diretora de uma das Secretarias da pasta, essa alteração seria um aprimoramento do processo.

Leia Mais: MEI Ganha Beneficio de 30% de Desconto na Compra de Carros: Obtenha o Seu Agora!

O que muda no processo de saque?

O MDS desenvolveu uma inovação tecnológica que direciona a parcela dos vencimentos atrasados do Bolsa Família diretamente para a conta bancária do responsável pela família assim que o pagamento é desbloqueado. Essa modernização vem para abolir a necessidade de enfrentar longas filas na Caixa Econômica Federal.

Leia Mais: Programa Minha Casa, Minha Vida GRÁTIS Para beneficiários do Bolsa Família e BPC?

Haverá reajuste no Bolsa Família?

As notícias geraram expectativas entre os beneficiários do programa acerca de um possível reajuste no valor mensal pago. Wellington Dias, Ministro do MDS, mencionou em entrevista concedida à TV Senado a possibilidade desse reajuste ocorrer no ano que vem.

Ademais, segundo calendário divulgado pelo governo, o pagamento do Bolsa Família do mês de novembro está programado para iniciar no dia 17 e terminar no dia 30, seguindo a sequência do final do NIS (Número de Identificação Social) de cada beneficiário.

Em outubro, também foi realizado o pagamento do Auxílio Gás, onde os beneficiários receberam o valor médio global do botijão de 13 kg de gás de cozinha, que ocorre a cada dois meses. Assim, em novembro, este auxílio não será disponibilizado. Finalmente, caso o seu benefício ainda esteja sendo bloqueado, o MDS já divulgou as datas limites para realizar a atualização cadastral, a fim de evitar seu bloqueio ou cancelamento.