Governo Anuncia Parcelas Extras do Seguro-Desemprego Vítimas das Enchentes! VEJA!
Os brasileiros foram pegos de surpresa pelo recente anúncio do Governo Federal sobre a liberação de parcelas extras do seguro-desemprego, oferecidas pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Contudo, essa medida não beneficiará todos os trabalhadores do país. Entenda quem são os contemplados e como proceder para receber o benefício.
Em abril e maio deste ano, os moradores de seis municípios do Rio Grande do Sul foram fortemente afetados por chuvas intensas e enchentes devastadoras. Até hoje, essas comunidades ainda enfrentam as consequências da tragédia climática.
Quanto serão as Parcelas Extras do Seguro-Desemprego para os Gaúchos?
O Ministério do Trabalho e do Emprego (MTE) confirmou a liberação de parcelas extras do seguro-desemprego para trabalhadores desempregados das cidades mais prejudicadas pelas enchentes no Rio Grande do Sul.
- Serão duas parcelas adicionais do seguro-desemprego.
- A medida faz parte de um pacote emergencial destinado ao estado do Rio Grande do Sul.
- O objetivo é ajudar os trabalhadores desempregados que foram diretamente impactados pela tragédia ocorrida nos meses de abril e maio deste ano (2023).
- Os moradores de seis municípios serão beneficiados.
Até agora, o governo já autorizou a liberação de cerca de 95,7 mil parcelas extras, totalizando um valor de R$ 167,6 milhões.
Quem Pode Receber as Parcelas Extras do Seguro-Desemprego?
A especialista Yasmin Nascimento destaca quem são os trabalhadores aptos a receber essas parcelas adicionais:
- Moradores dos municípios de Arambaré, Doutor Ricardo, Rio Grande, São Lourenço do Sul, São Valentim do Sul e Triunfo.
- Trabalhadores desempregados que já esgotaram as parcelas regulares do auxílio.
- Desempregados que já estavam recebendo o seguro-desemprego antes de 5 de maio deste ano, quando o governo declarou Estado de Calamidade Pública.
Como Solicitar o Seguro-Desemprego?
Para aqueles que se enquadram nos critérios acima, o processo de solicitação das parcelas extras do seguro-desemprego é simples e pode ser feito de forma digital ou presencial.
Passo a Passo para Solicitação Digital
- Baixe o aplicativo da Carteira de Trabalho Digital no seu celular (disponível para Android ou iOS).
- Faça o login com a sua conta Gov.br.
- Autorize a utilização dos seus dados pessoais.
- Clique em “Benefícios”, depois em “Seguro-Desemprego” e em seguida em “Solicitar”.
- Acesse a aba ‘Seguro-Desemprego’.
- Selecione a opção que se encaixa no seu caso e clique em continuar.
- Para concluir a solicitação, informe a modalidade apropriada.
Solicitação Presencial
Se preferir, o trabalhador também pode fazer o pedido presencialmente em uma das Superintendências Regionais do Trabalho. Para isso, o agendamento deve ser feito pela central de atendimento 158.
Qual a Importância Desta Medida?
Essa medida emergencial do governo visa minimizar os danos sofridos pelas famílias que perderam seus meios de subsistência por conta das fortes chuvas. A liberação das parcelas extras do seguro-desemprego é uma tentativa de manter a renda desses trabalhadores enquanto buscam novas oportunidades de emprego ou se restabelecem depois das enchentes.
Com essa ação, o governo espera oferecer um alívio financeiro temporário, garantindo que essas comunidades possam iniciar seu processo de recuperação com um suporte mínimo necessário.
Fique atento às novas informações e aproveite os benefícios que você tem direito! Mantenha sempre seus dados atualizados e, em caso de dúvidas, busque a orientação de um especialista.