Gratuidade no transporte para idosos de 60 a 64 anos: Saiba como solicitar!
O Governo Federal, em um movimento conjunto com governos estaduais e municipais, recentemente iniciou a expansão da gratuidade em transporte público coletivo às pessoas idosas entre 60 e 64 anos. Esta decisão, impulsionada por pedidos crescentes por este direito e em conformidade com o Estatuto dos Idosos, tem o potencial de trazer significativas melhorias na qualidade de vida desses cidadãos.
Estuto do Idoso prevê Concessão de Benefícios
Anteriormente, o bilhete de viagem gratuito de acordo com o Estatuto do Idoso de 2003 era garantido apenas a pessoas de 65 anos ou mais, uma regra que se aplica em todo o território nacional. Com a recente atualização, o benefício foi estendido para cidadãos na faixa etária de 60 a 64 anos, embora a aplicação ainda esteja sujeita à regulamentação local.

Como solicitar o Bilhete Único da Pessoa Idosa?
Para solicitar o Bilhete Único da Pessoa Idosa, é essencial passar por um processo específico. Em São Paulo, por exemplo, idosos de 65 anos ou mais já possuem esse direito. Para efetivar o pedido, é necessário fazer um cadastro no site da SPTrans, fornecendo RG, CPF, comprovante de residência e uma foto atual.
Na mesma capital, os cidadãos que têm entre 60 a 64 anos não precisam de cadastro ou de emitir um novo cartão, pois o benefício já está vinculado ao Bilhete Único em posse.
Leia Mais: iFood sugere tabela de contribuição ao INSS para legalizar motoboys e ciclistas. ENTENDA!
Quais os Benefícios para viagens interestaduais?
O Estatuto do Idoso garante benefícios para viagens interestaduais. Segundo ele, cada ônibus, trem ou embarcação de transporte interestadual deve reservar duas vagas gratuitas para idosos de baixa renda. Se essas vagas já estiverem ocupadas, é garantido ao idoso um desconto de no mínimo 50% no valor da passagem.
Leia Mais: Valor do Salário Mínimo em 2025 e 2026 tem Aumento REVELADO por Simone Tebet!
Outros direitos para a pessoa idosa
Além da gratuidade nos transportes, o estatuto assegura diversos outros direitos à pessoa idosa. Incluem-se entre estes o atendimento preferencial, o direito ao acompanhante em hospitais, a disponibilização de medicamentos gratuitos e a inclusão de vários descontos fiscais.
No quesito cultural, esportivo e de entretenimento, o estatuto garante meia-entrada para idosos, proporcionando um maior acesso às atividades de lazer e cultura.
Essas mudanças representam avanço importante para a garantia da dignidade e independência dos idosos. Entretanto, ainda é necessário o fortalecimento na defesa dos direitos da pessoa idosa, visando atender todas as necessidades dessa população valiosa.